Estrela do jazz internacional, Madeleine Peyroux vai se apresentar na Praça Tiradentes, Ouro Preto-MG

Veja curiosidades sobre a carreira da artista que já foi comparada à diva Billie Holiday e gravou música em homenagem a Obama. Show gratuito integra programação do “Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz”.

Home » Estrela do jazz internacional, Madeleine Peyroux vai se apresentar na Praça Tiradentes, Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 29/07/2022, 19:15 - Atualizado em 29/07/2022, 19:51
Foto – Reprodução. Crédito – Redes sociais de Madeleine Peyroux. Siga no Google News

A cantora norte-americana Madeleine Peyroux vai se apresentar em Ouro Preto (MG) na próxima sexta-feira, dia 05 de agosto, às 23h30. A apresentação integra o “Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz” que acontece no período de 31 de julho a 07 de agosto.

(Leia também - Ouro Preto será palco de um dos maiores festivais de jazz do país)

Nascida no estado da Geórgia, Sul dos Estados Unidos, Peyroux tem 47 anos e é considerada um dos grandes nomes mundiais do jazz contemporâneo. É especialmente lembrada por seu timbre de voz que em muito lembra o de Billie Holiday, uma das maiores e melhores cantoras de jazz da história, segundo críticos de música.

Volta e meia, Madeleine Peyroux dá o ar da graça no Brasil. Na Praça Minas Gerais, ela deve mostrar músicas de seu último trabalho, “Anthem” (2018), cuja a faixa-título é uma homenagem a Leonard Cohen, além dos últimos singles: Ha Ha Holiday (2020), American (2020) e a releitura de "It's a Mistake" (1983/2022), clássica canção do Men At Work, produzida especialmente para a organização beneficente War Toys que tem entre um de seus objetivos dar voz a crianças afetadas pela guerra.

Assim como Billie Holiday e Leonard Cohen, outra estrela faz parte da vida da artista. Madeleine Peyroux passou sua adolescência tocando nas ruas movimentadas de Paris. À maneira do “pequeno pardal”, apelido da cantora francesa Edith Piaf, Madeleine fez amizade com os músicos de rua da cidade e fez do bairro latino seu primeiro palco.

Anos depois, Peyroux citaria a icônica Piaf como uma influência em sua música e gravaria uma versão do clássico “La Vie En Rose”, capturando com alma o romantismo e a melancolia da música.

Outra música conhecida na voz suave de Madeleine Peyroux é “La Javanaise”, clássico de Serge Gainsbourg. A música foi incluída na romântica e fantasiosa trilha sonora do filme “A Forma da Água” (2017). Dirigido por Guillermo del Toro, o longa ganhou quatro Oscars, incluindo o de Melhor Trilha Sonora Original.

Há também uma grande chance de Madeleine Peyroux incluir alguma música brasileira no reportório do show em Ouro Preto. Fã de Bossa Nova, ela costuma cantar “Água de Beber” (1961), composta por Antonio Carlos Jobim e com letra de Vinicius de Moraes.

Ao contrário de muitos artistas brasileiros, Madeleine Peyroux não se esquiva do público quando o tema é política, portanto não será surpresa o posicionamento de uma politizada Madeleine Peyroux na Praça Tiradentes. Ela que já cantou “I Ain't Got Nobody (and Nobody Cares for Me)” de Roger A. Graham, algo como  “Eu não tenho ninguém (e ninguém liga para mim)”  e dedicou a música a todos aqueles que não têm representatividade no governo.

Outros dois fatos comprovam o engajamento da artista que começou a se apresentar nas ruas de Paris como cantora e guitarrista aos 16 anos de idade. Em uma apresentação no Rio de Janeiro, em 2017, ao cantar a mesma canção, ela encorajou um caloroso coro de “Fora Temer”. Anos antes, em 2009, ela dedicou a música "Somethin' Grand", do álbum “Bare Bones”, ao primeiro presidente negro eleito nos Estados Unidos, Barack Obama.

Foto - Reprodução. Crédito - Redes sociais de Madeleine Peyroux.

Deixar Um Comentário