Grupo Folclórico “Lavadeiras da Prainha” se apresenta neste sábado (20) no memorial Vale

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do evento.

Home » Grupo Folclórico “Lavadeiras da Prainha” se apresenta neste sábado (20) no memorial Vale
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/08/2022, 12:08 - Atualizado em 19/08/2022, 12:44
Foto – Reprodução / Divulgação. Crédito – Acervo do grupo. Siga no Google News

No dia 20, sábado, às 16h, o Memorial Vale apresenta o documentário “Lavadeiras da Prainha:(Re)Canto Sagrado das Águas”,com entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados. O Grupo "Lavadeiras da Prainha" relata a história da cidade, as manifestações artísticas, os antigos "causos", as músicas e danças de raízes interioranas, fortalecendo a cultura popular do município de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Após a exibição do documentário, acontece a apresentação presencial do Grupo da Lavadeiras com seu repertório musical, que inclui: Romaria, de Renato Teixeira; Lavadeiras da Prainha, de Maria Fernandes Honório; Onde vai Morena, de Geraldina Antunes Rodrigues, Quem dera, de Geraldina Antunes Rodrigues, entre outras músicas.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

O documentário relata a história o grupo folclórico musical, criado em 2009, e que conta com 20 integrantes idosas, 9 mirins, 3 músicos, a professora de canto e o diretor artístico. Conta com repertório inspirado na cultura popular do município, com músicas de raiz baseadas em vivências das mulheres que antigamente lavavam roupas nas águas puras e cristalinas do Rio Santa Bárbara, que corta o município de São Gonçalo do Rio Abaixo. Bastante reconhecido na região do Médio Piracicaba, participa ativamente de apresentações em eventos municipais e regionais, escolas, festas folclóricas, religiosas, etc. 

A Prainha foi berço de inúmeros causos, contos e lendas que serviram para enriquecer o folclore cultural da história do povoado. O projeto Lavadeiras da Prainha (Re)Canto Sagrado das Águas tem como finalidade resgatar a imagem daquelas mulheres meigas e ao mesmo tempo guerreiras, que tanto fizeram pela cultura local. As cenas, foram gravadas em locais que retratam aproximadamente o momento daquela época e ao mesmo tempo, remete às pessoas, a beleza exuberante de pontos turísticos do município, proporcionando, o contato entre idosos, crianças e adolescentes, uma troca intergeracional.

Apresentação Grupo da Lavadeiras

Após a exibição, haverá uma apresentação presencial do Grupo da Lavadeiras com seu repertório musical, que inclui: Romaria, de Renato Teixeira; Lavadeiras da Prainha, de Maria Fernandes Honório; Onde vai Morena, de Geraldina Antunes Rodrigues, Quem dera, de Geraldina Antunes Rodrigues, entre outras músicas.

O grupo é formado pelas lavadeiras idosas: Ana Odete Pereira Nascimento, Antônia Rita Dos Santos Da Paixão, Antônia De Aquino Costa Silva, Aparecida Das Graças De Souza Moura, Aparecida Dias Santana, Cinira Alves Da Costa, Darya Rodrigues Dos Santos, Georgina De Fátima Da Silva, Julieta Correia Da Cruz, Lizete Das Graças Moreira Morais, Luzia Santos Da Silva, Maria Da Cruz Izidoro, Maria Das Graças Correia Miguel, Maria Fernandes Honorio, Maria Fernandes Monteiro, Mariana Moreira De Sá, Zelita Freitas Costa, Ivete Das Graças Lima, Raimunda De Souza Dias, Maria Dos Santos De Souza. 

Participam também as lavadeiras mirins: Giovana Malta Fonseca, Agatha De Assis Lacerda, Maria Cecília Alves Martins, Larissa Cristina Costa, Ana Clara Morais Lobão, Nicole Fernanda Soares Cruz, Ana Luiza Da Silva Luz, Maickelly Luanne Dias Oliveira, Yasmim Carolina Ribeiro. 

A equipe conta ainda com o diretor artístico Wallison Silva Souza Gomes e os Abevitis Joelce Pereira Da Silva, Priscila Maria Rodrigues Ribeiro e Rita Francisca Dias, os músicos Ricardo Rodrigues, José Carlos Gonçalves, Adão Antônio Da Silva e Maria Piedade De Souza Rodrigues (canto). 

Serviço
Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Funcionamento - Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.
Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.
Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Entrada Gratuita

Foto - Reprodução / Divulgação. Crédito - Acervo do grupo.

Deixar Um Comentário