24ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Gerdau apoia Mostra de Cerâmica Santana

Mostra é fruto de um projeto educacional realizado no ano de 2023 com a participação de 10 alunos da comunidade de Miguel Burnier.

Home » Gerdau apoia Mostra de Cerâmica Santana
Por João Paulo Silva Publicado em 15/04/2024, 15:41 - Atualizado em 15/04/2024, 15:41
Foto — Reprodução / Gerdau. Siga no Google News

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, juntamente com o Governo de Minas Gerais apoiará a Mostra de Cerâmica Santana, referente ao projeto educacional realizado no ano de 2023 com a participação de 10 alunos da comunidade de Miguel Burnier. Nos dias 13 (sábado) e 14 (domingo) de abril, das 13h às 17h, acontecerá uma mostra com as peças artesanais produzidas durante as oficinas.

A ação criou inúmeras possibilidades de geração de trabalho e renda para a comunidade local, já que essa arte faz parte da história de Ouro Preto e Região. O responsável pelo projeto, o ceramista Alex Santana teve o primeiro contato com a arte há 15 anos e, agora, busca trazer de volta a prática da cerâmica para as comunidades tradicionais. Atualmente, o artista é sócio da Cerâmica Santana, ao lado do irmão Maicon Souza.

O evento será realizado na Feira de Quintal Cores, Flores e Sabores no bar da Nida. A feira está localizada na rua Rio de Janeiro, 217, São Sebastião, em Ouro Preto.

CERÂMICA SANTANA

A Cerâmica Santana, ateliê-escola de cerâmica, trabalha com o manuseio do barro para a produção de peças artísticas e utilitárias. O uso do barro é uma forma de fazer arte tradicionalmente popular que hoje, a sua prática, está bastante limitada. Além de incentivar a produção artesanal, o objetivo da oficina é trabalhar a geração de trabalho e renda nas vilas e favelas.

Sobre Alex Santana

A história da Cerâmica Santana se mistura à de seu principal ceramista, o artista Alex Santana, que começou com a arte por meio de uma organização sem fins lucrativos de Belo Horizonte, a ONG Contato. Junto com o irmão Maicon Souza, o artista cria peças descontraídas, inspiradas em cores, referências e formas do cotidiano que são comercializadas em renomados restaurantes do Brasil. 

SERVIÇO

Mostra Cerâmica Santana
Data:
dias 13 e 14 de abril
Horário: 13h às 17h
Local: Feira de Quintal Cores, Flores e Sabores no bar da Nida. A feira está localizada na rua Rio de Janeiro, 217, São Sebastião, em Ouro Preto.

Deixar Um Comentário