Casa da Ópera recebe Orquestra da Grota e Michael Rein no Dia de Tiradentes

Maestro e violinista alemão rege o conjunto composto por músicos formados por projeto social há 29 anos em atividade no RJ

Home » Casa da Ópera recebe Orquestra da Grota e Michael Rein no Dia de Tiradentes
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/04/2024, 13:30 - Atualizado em 18/04/2024, 08:28
Foto — Orquestra da Grota na Sala Nelson Pereira dos Santos. Crédito — Daniella Anatalício. Siga no Google News

O Dia de Tiradentes vai contar com uma atração especial neste ano em Ouro Preto. No próximo dia 21 de Abril, pela primeira vez, a Orquestra da Grota, formada por 23 músicos da cidade de Niterói (RJ), se apresenta na histórica cidade mineira. O espetáculo, no Teatro Municipal Casa da Ópera, mostra o resultado de quase 30 anos de um trabalho de inclusão social pela música realizado pelo Espaço Cultural da Grota, instituição sem fins lucrativos que atua em comunidades do Estado do Rio de Janeiro.

Com regência do maestro e violinista alemão Michael Rein, a Orquestra da Grota apresenta um concerto com obras de Carl Nielsen (Pequena Suite op. 1), Robert Fuchs (Serenade n. 3 op. 21) e Joseph Haydn (Concerto para violino e orquestra de cordas ob Vll a Nr).

Foto - Michael Rein. Crédito - Divulgação

À frente da Orquestra da Grota como maestro e solista, Michael Rein é natural de Aachen, na Alemanha, e já atuou como regente em orquestras como a Filarmônica de Stuttgart. Atualmente, é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, em Enschede, na Holanda. Também costuma se apresentar junto a diversos conjuntos de câmara da Europa, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble.

“Para mim, é um grande prazer e uma enorme responsabilidade compartilhar com os músicos do Espaço Cultural da Grota a experiência de nos apresentarmos num espaço tão importante como a Casa da Ópera, e numa data bastante representativa para Ouro Preto, Minas Gerais e o Brasil”, afirma Michael Rein.

A Orquestra da Grota é composta por 23 músicos profissionais, todos formados pelo Espaço Cultural da Grota, projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 29 anos em 11 polos distribuídos pelas cidades de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo - todas no Estado do Rio de Janeiro - atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano.

“Para nós, é uma grande honra tocar na Casa da Ópera, um lugar de enorme importância para a cultura brasileira, numa cidade que respira arte e história por todos os lados. Somos gratos pela oportunidade e esperamos corresponder às expectativas”, afirma Lenora Mendes, professora e coordenadora do Espaço Cultural da Grota.

A Casa da Ópera é o teatro mais antigo em operação na América Latina. Foi construído em 1769 e inaugurado em 1770, no aniversário do Rei Dom José I, com a apresentação de uma opereta escrita pelo poeta Cláudio Manoel da Costa. Após meses de reforma e restauração, local foi reaberto no fim de 2023. Com fachada singular, possui paredes espessas de pedra, e seus três pisos internos abrigam plateia, camarotes, frisas e galerias, totalizando 300 lugares.

Serviço

Orquestra da Grota e Michael Rein

Dia: domingo, 21 de Abril
Hora: 19h
Local: Casa da Ópera - Teatro Municipal de Ouro Preto (Rua Brigadeiro Musqueira, 104 - Centro - Ouro Preto)
Regente: Michael Rein

Programa:
Les Indies Galantes do Grand Calumet de Paix (Jean Philippe Rameau)
Little Suite  op. 1 (Carl Nielsen)
Violin Concerto C major (Joseph Haydn) - Solista: Michael Rein 
Serenade Nr. 3 op. 21 (Robert Fuchs)

A entrada é franca por ordem de chegada. Não perca!

Deixar Um Comentário