23ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Leia “Tempo de reflexão”, a nova crônica de Valdete Braga para o Jornal Voz Ativa

Home » Leia “Tempo de reflexão”, a nova crônica de Valdete Braga para o Jornal Voz Ativa
Por Valdete Braga Publicado em 23/02/2023, 17:18 - Atualizado em 23/02/2023, 17:19
nao-viemos-a-turismo-cronica-inedita-valdete-braga
Valdete Braga / Arquivo pessoal. Siga no Google News

Estamos na Quaresma. Segundo a Wikipédia “o tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana e algumas denominações Presbiterianas e Reformadas”.

Para os católicos, é tempo de reflexão e conexão espiritual, pela lembrança da passagem de Jesus pelo deserto e as tentações por Ele enfrentadas.

Independentemente de definições, o importante é que aproveitemos este período para refletirmos sobre como estamos seguindo nossa vida, o que estamos fazendo enquanto vivemos neste Plano.

Católicos e não católicos, somos todos filhos do mesmo Deus, estamos todos encarnados no mesmo Planeta e na mesma busca por evolução. A despeito da religião processada e mesmo quem não processe religião alguma, a ideia é a mesma e muito necessária.

Em nossos dias, quando a humanidade tem tanta pressa, mais do que nunca é necessário parar. O ser humano parece estar em constante agitação, ninguém para, em um desespero por fazer tudo ao mesmo tempo, todo mundo correndo, correndo, sem saber para onde está indo ou o que fazer quando chegar.

As pessoas estão estressadas e cansadas, impacientes com um mundo que parece ter virado de cabeça para baixo. Estamos em tempos muito difíceis, a impressão que se tem é que, em pleno ano 2023, a intolerância toma conta das pessoas de uma maneira que as tornam cada vez mais tensas e infelizes.

Que nestes tempos de reflexão, realmente paremos para refletir. A vida é tão curta, tudo passa tão rápido, não adianta tanta pressa. Junto a esta pressa sempre vem uma impaciência que não faz bem a ninguém, e se nos envolvermos na energia de reflexão da Quaresma, já será um passo para vencermos esta impaciência.

Não é fácil, e não conseguiremos, em apenas 40 dias, a mudança necessária, mas se nos esforçarmos, poderemos iniciar o processo. Precisamos mudar o mundo, e para isto precisamos começar por nós. A reflexão consciente pode ser preliminar para uma mudança interna, ou se não, pelo menos o despertar da necessidade desta mudança.

Que nestes tempos de contemplação, aproveitemos o clima para tentarmos uma comunhão com o Universo, na expectativa de evolução. Que mesmo sendo tão pequenos (eu diria minúsculos) diante de Jesus, possamos refletir nestes 40 dias e vencer as tentações no deserto de nossa vida.

Reflitamos. Voltemo-nos para dentro de nós mesmos, para o início da mudança necessária. Que assim seja, com muita Fé, independentemente da religião processada.

Um Comentário

  1. Angelina Bento 28/02/2023 em 08:04- Responder

    Precisamos mesmo desse período de pausa e reflexão.
    Tempos caóticos!
    Muito bem colocado, Valdete!

Deixar Um Comentário