Leia “Final de Ano”, por Antoniomar Lima

Essa é a última crônica de 2023 de Antoniomar Lima.

Home » Leia “Final de Ano”, por Antoniomar Lima
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 27/12/2023, 11:14 - Atualizado em 27/12/2023, 11:14
leia-conhecimento-de-mundo-por-antoniomar-lima
Antoniomar Lima é graduado em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFOP e já publicou dois livros de poesias. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

Final de ano é um tempo de reflexão do que temos feito, fazer um balanço das perdas e ganhos, sobretudo, do modo que reagimos diante de situações que aparentemente se mostraram maiores que nossas limitadas.

É tempo de solidariedade com os que vivem no cárcere da orfandade, na obscuridade dos asilos, esquecidos pelo egoísmo, sem o acolhimento do amparo e da alegria.

É tempo de quebrarmos o tabu de que só nas datas de grande apelo emocional e de solidariedade que nos impedem de darmos continuidade as coisas boas, pois, o amor requer avivamento contínuo na construção de um mundo mais humano.

Temos que dar um basta nos discursos de ódio que é o combustível para os atos de violência que presenciamos, que ouvimos falar e mancham ainda mais nossa precária condição.

Final de ano é tempo de revermos nossos valores, crenças e ideologias, a fim de sabermos até que ponto têm contribuído para melhorarmos a nós mesmos e, consequentemente, nos ambientes que pedem nossa presença.

Ninguém mais pode fazer isso por nós, somos nós e a nossa consciência na arena interna que cotidianamente guerreamos no intuito de fazermos as nossas escolhas.

Que Deus dê sabedoria a cada um de nós para fazermos as escolhas acertadas e sensatas diante do imponderável apelo da sobrevivência solitária e coletiva, as quais nos são expostas a cada amanhecer.

Que no novo ano possamos nos superar com lucidez e sem ilusões, pois não podemos esquecer que, cada ser humano em particular é apenas um grão de areia diante da imensidão do universo.

Que no novo ano que possamos absorver a consciência que somos sal e luz, que não somos proprietários do mundo, que não passamos de simples viajantes e que nessa viagem possamos dar o nosso melhor, ou mesmo nos esforçarmos para isso, pensando não somente em nós mesmos, mas sabendo que um gesto benéfico pode fazer uma considerável diferença no todo.

Laudate Dominum 

“Coisas do Cotidiano”

Em “Coisas do Cotidiano”, o escritor, poeta e graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, visa percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana.”

Deixar Um Comentário