SANEOURO revitaliza Estação de Tratamento de Água do Itacolomi

Obras garantem mais disponibilidade e segurança no abastecimento de água, beneficiando mais de 22 mil moradores de Ouro Preto

Home » SANEOURO revitaliza Estação de Tratamento de Água do Itacolomi
Por SANEOURO Publicado em 24/11/2021, 13:02 - Atualizado em 24/11/2021, 13:02
Foto - Nova ETA Itacolomi. Crédito - Divulgação SANEOURO
Foto – Nova ETA Itacolomi. Crédito – Divulgação SANEOURO Siga no Google News

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Itacolomi, uma das principais unidades de Ouro Preto, passou por importantes obras em toda sua infraestrutura. A SANEOURO já investiu mais de R$900 mil no local, o que garante mais disponibilidade e maior qualidade, segurança e regularidade no fornecimento de água para os moradores atendidos por essa ETA.

Entre as diversas melhorias realizadas na ETA Itacolomi está a recuperação de toda infraestrutura, reforma e ampliação do laboratório de controle de qualidade da água, substituição de painéis elétricos, motores, bombas, válvulas e registros, além de um novo sistema de controle, dosagem e armazenamento de produtos químicos. “Todos os trabalhos realizados na ETA Itacolomi resultam em importantes melhorias para a qualidade dos serviços prestados aos usuários, principalmente com maior segurança à operação e mais regularidade no abastecimento. A modernização de toda estrutura evita paralisações emergências por longos períodos devido a problemas técnicos, por exemplo. Esse era um dos maiores problemas, que perdurou por anos pela falta de investimento e manutenção adequada”, ressalta o superintendente da SANEOURO, Cleber Salvi. 

A revitalização da ETA Itacolomi faz parte do plano de negócios da SANEOURO para garantir a melhoria nos serviços e cumpre o cronograma estabelecido pelo edital de licitação elaborado pela Prefeitura de Ouro Preto.

A ETA Itacolomi

A Estação de Tratamento de Água Itacolomi foi inaugurada em 27 de setembro de 1992, com a captação realizada com barragem no Córrego Teixeira. A Estação municia 50% dos imóveis da sede, o que corresponde a mais de 22 mil moradores, atendendo aos bairros: Alto da Cruz, Antônio Dias, Bauxita, Caminho da Fábrica, Jardim Itacolomi, Lagoa, Morro do Cruzeiro, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Carmo, Padre Faria, Santa Cruz, Vila Aparecida, Vila dos Engenheiros, Vila Itacolomi e Vila Operária.  

Sobre a SANEOURO

A SANEOURO é um consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil e MIP que, desde janeiro de 2020, é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade histórica mineira de Ouro Preto, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Com 74 mil habitantes distribuídos por 12 distritos além da sede, o principal no município é universalizar os serviços de saneamento básico, já que o município conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil, criado em 1890. 

Deixar Um Comentário