SANEOURO implanta sistema de telemetria em Ouro Preto-MG; conheça os benefícios da tecnologia

Objetivo é diminuir as perdas de água nos reservatórios. Tecnologia controla os níveis de água evitando assim as perdas com os trasbordamentos.

Home » SANEOURO implanta sistema de telemetria em Ouro Preto-MG; conheça os benefícios da tecnologia
Por SANEOURO Publicado em 01/04/2021, 11:57 - Atualizado em 01/04/2021, 11:57
A tecnologia já foi implantada nos reservatórios que apresentavam grandes perdas. Crédito – SANEOURO. Siga no Google News

A SANEOURO continua com os investimentos e o trabalho de melhorias contínuas em Ouro Preto. Já foram realizadas várias melhorias na cidade, como as obras e serviços para diminuição das perdas no sistema de abastecimento de água. Entre elas está a instalação da telemetria, uma tecnologia que funciona como uma boia nos reservatórios, que controla os níveis de água e assim liga e desliga o bombeamento, evitando as perdas de água com trasbordamento.

O coordenador de Operações da SANEOURO, Denis Monteiro, destaca que esta ação é inovadora e traz excelentes resultados para operação. “Este era um problema recorrente e em alguns locais muito agravante, pois não tinha como monitorar o nível dos reservatórios e sempre ocorria o transbordamento. Assim, com nossos investimentos instalamos os equipamentos de telemetria, que tem sido uma ótima solução para evitar o desperdício nos locais onde mais ocorriam”, destaca o coordenador.

A tecnologia já foi implantada nos reservatórios que apresentavam grandes perdas, como no subdistrito de Maciel, nos distritos de Santa Rita, Antônio Pereira e Glaura; e no reservatório do Verdão da Bauxita, na sede. “Antes faltava água aqui todo dia e ficava uma semana inteira sem água. Depois que mudaram a rede e instalaram o equipamento melhorou 100%, agora temos água todo dia, não falta nem um dia mais. A SANEOURO está de parabéns”, festeja o morador de Glaura, Ederson Trindade Zacarias. “Eu moro próximo ao reservatório e antes o vazamento de água era constante e ficava dias vazando. Agora não tem mais vazamento. Que assim continue”, estima o morador do distrito.

Foto - Reprodução/SANEOURO.

O superintendente da SANEOURO, Cleber Salvi, ressalta o trabalho da concessionária na cidade e a importância dos investimentos. “Desde que assumimos a concessão, a SANEOURO tem investido maciçamente para a melhoria e modernização dos serviços. É de conhecimento que os problemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade são históricos, pois não ocorriam manutenções e investimentos necessários. Mas isso já está mudando com a nossa gestão e investimentos. Nós estamos caminhando para uma nova realizada destes serviços na cidade. O nosso empenho é sem dúvida para melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes ouro-pretanos”, destaca Salvi.

Foto - Reprodução/SANEOURO.

A SANEOURO reforça a importância de a população também fazer o controle do nível dos seus reservatórios, com o uso das boias. “Elas funcionam com um mecanismo muito simples, que fecha a entrada da água quando esta chega a um determinado nível. Por isso, a boia para caixa d'água é indispensável para evitar o desperdício”, salienta o superintendente.

Mais obras que minimizaram perdas

Entre novembro do ano passado e janeiro deste, a SANEOURO realizou a recuperação das estruturas dos reservatórios que apresentavam maior vazamento. Com a ação, a empresa recuperou mais de 864 mil litros de água por dia, o que de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), é capaz de abastecer 4.320 habitantes por dia.

Deixar Um Comentário