Redes de esgoto e de água de chuva não podem ser interligadas

Situação pode acarretar problemas à cidade e aos moradores.

Home » Redes de esgoto e de água de chuva não podem ser interligadas
Por SANEOURO Publicado em 08/05/2024, 10:28 - Atualizado em 08/05/2024, 10:28
Foto — Reprodução. Crédito — Saneouro. Siga no Google News

As redes de coleta de esgoto e de água da chuva têm funções diferentes e, por isso, não devem ser interligadas. De menor diâmetro, as redes de esgoto coletam todos os resíduos despejados nos ralos, pias e vasos sanitários dos imóveis. Já a rede de água da chuva, também chamada de pluvial, tem maior diâmetro e desempenha papel fundamental na infraestrutura das cidades, pois coleta esta água e a devolve aos rios, evitando, por exemplo, inundações.

Evaristo Bellini, superintendente da Saneouro, explica que interligar as duas redes em um imóvel pode gerar prejuízos como rompimentos de tubulações e transbordamento, além de prejudicar a saúde pública. “Como as redes de esgoto são menores, quando elas recebem, de maneira inadequada, as águas de chuva que vêm pela rede pluvial, elas podem não suportar a pressão e se romper”, diz.

O resultado de tais rompimentos, conta, é o retorno do esgoto, que pode acontecer nas vias públicas ou mesmo dentro dos imóveis. Além do mau cheiro, o esgoto pode provocar a veiculação de doenças veiculadas pela água, como  disenteria, diarreia, viroses, cólera, leptospirose, esquistossomose, hepatite A e febre tifóide, entre outras.

Foto — Reprodução. Crédito — Saneouro.

Deixar Um Comentário