Gestão municipal apoia desenvolvimento da agricultura familiar em Ouro Preto e região

Secretaria Municipal de Agropecuária e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) têm realizado um importante apoio à Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Ouro Preto e Região (Coopafor).

Home » Gestão municipal apoia desenvolvimento da agricultura familiar em Ouro Preto e região
Por Nathália Souza - Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 14/10/2021, 13:27 - Atualizado em 14/10/2021, 13:27
Visita dos produtores da região de Cachoeira do Campo as unidades produtivas ( agroindústrias/hortas) da COOPAFOR em Santa Rita. Crédito - Ane Souz/PMOP.
Foto – Visita dos produtores da região de Cachoeira do Campo as unidades produtivas ( agroindústrias/hortas) da COOPAFOR em Santa Rita. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

No dia primeiro de outubro, produtores de Cachoeira do Campo e região, filiados à Associação Rural de Produtores de Ouro Preto (Armop), a convite da vice-prefeita Regina Braga e do secretário de Agropecuária Fabrício Gonçalves e equipe, visitaram o distrito de Santa Rita, conhecendo as atividades desenvolvidas pela Secretaria em parceria com a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Ouro Preto e Região (Coopafor).

Entreposto de comercialização
Foto - Galpão em Santa Rita. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Foram visitadas as Unidades de Produção de Quitandas, de Beneficiamento de Mel, além de outros locais de produção, promovendo uma troca de experiências entre os produtores com o objetivo de melhorar o desenvolvimento produtivo nos distritos.

A Secretaria Municipal de Agropecuária e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) têm realizado um importante apoio à Coopafor, cooperativa que, desde o início, tem focado as ações para melhorar os espaços e as condições de trabalho dos produtores rurais da região.

Uma dessas ações está relacionada à reforma do galpão de Santa Rita de Ouro Preto, o qual será utilizado pelos produtores rurais para armazenamento e separação dos alimentos produzidos.

As obras são custeadas com parte do recurso disponibilizado pelo Ministério Público do Trabalho. No dia 29 de setembro, o engenheiro Guilherme Queiroz, da Alfa Beta Engenharia, apresentou o projeto executivo da reforma ao atual conselho de administração, eleito em 19 de julho deste ano. Também estavam presentes o secretário de Agropecuária, Fabrício Gonçalves, os técnicos da Secretaria e da EMATER.

A Casal do Mel
Foto - Casa do Mel. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Para a presidente do conselho, a agricultora familiar Geralda Aparecida Eustáquio, “este galpão será de suma importância para os produtores”. Nele serão feitas adequações na entrada para a acessibilidade de pessoas com deficiência motora e para o recebimento de mercadorias com acesso de veículos de médio e grande porte.

Também a instalação de estrutura metálica, elétrica e hidráulica, pintura na parte externa e reforma no piso e no sistema de drenagem. Uma novidade no galpão será a instalação de câmara fria que possibilitará o melhor armazenamento dos produtos por um maior período, garantindo sua qualidade e perecibilidade.

Com apoio à agricultura familiar, a Prefeitura de Ouro Preto procura ampliar o leque de atividades econômicas em Ouro Preto, sempre buscando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. Uma importante ação acontece nesta sexta-feira, 15 de outubro, quando será assinado o termo de comodato da unidade apícola (Casa do Mel) com a Coopafor.

Delícias de Ouro Preto
Foto - Delícias mineiras. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Deixar Um Comentário