Por JornalVozAtiva.com Publicado em 28/09/2021, 17:57 - Atualizado em 29/09/2021, 12:56
Foto-Agraciados reunidos posam para foto ao final do evento / Crédito-ASCOM CMOP
A Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a entrega da Comenda Mérito Esportivo de 2021, na última sexta-feira.
Criada através da Resolução N°14 A/2017, de autoria do ex-vereador Marquinho do Esporte, a Comenda homenageia atletas, entidades, empresas ou cidadãos que tenham contribuem de alguma forma para o engrandecimento do esporte em Ouro Preto.
Assistam o momento de cada agraciado(a) recebendo a comenda durante a cerimônia. Os homenageados que não estiveram presentes receberão a comenda em momento oportuno: Uebert Júnio da SilvaeFlaviano de Carvalho
Fotos no final do texto - Crédito de fotos e vídeos - Ascom CMOP
Abertura pelo vereador Matheus Pacheco, 1º Secretário e fala do ex-vereador Marquinho do Esporte, criador da comenda
Time de Futebol Veteranos da Água Limpa Fundado em 1983 no Campo da Água Limpa, por um grupo de amigos durante uma roda de conversa, o Time de Futebol Veteranos da Água Limpa é uma organização que preza pelo convívio entre seus integrantes, que permanece unida pela prática esportiva, pelo lazer e principalmente pelo companheirismo e amizade. Localizado no campo da antiga Febem desde 2005, o grupo dos Veteranos é conhecido não só pelos jogos de futebol que ocorrem em campo, mas também pelas confraternizações que acontecem extracampo. Os Veteranos possuem uma ótima organização na estrutura, a qual gerou uma admiração por parte das pessoas, porém, o maior destaque do grupo é o laço de amizade que os participantes possuem entre si
Thiago da Costa Barros Iniciou sua atuação na área esportiva aos quinze anos, jogando handebol com o seu avô Chico Barros até os dezoito anos. Por ser muito magro também fazia musculação. Depois de sete anos de treino, começou a competir como fisiculturista, tendo mais de treze títulos, sendo o último, o Muscle Contest Nacional, no qual foi campeão. Hoje Thiago é referência no fisiculturismo na região.
São Bartolomeu Esporte Clube O São Bartolomeu Esporte Clube foi fundado em 24 de agosto de 1999, sendo o primeiro presidente o Sr. Vicente Conceição Fortes. O Clube fomenta o esporte entre os jovens do distrito de São Bartolomeu, promove a integração entre os moradores, e durante os campeonatos, movimenta o turismo e o comércio local. O atual presidente da entidade, Sr. Luiz Aguiar Barros de Andrade, que está em seu terceiro mandato, busca melhorias para manter o clube e fomentar a categoria feminina no esporte, bem como o futsalpara as crianças. De acordo com o São Bartolomeu Esporte Clube, a prática de esporte permite desenvolver a disciplina, a importância de se ter responsabilidade e respeito às regras, facilitando o convívio em sociedade, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes.
Nicole Lorena Quites Sena Natural de Cachoeira do Campo, Nicole, hoje com dezenove anos, pratica judô desde novembro de 2013. Atualmente cursa Educação Física. Iniciou no esporte através de um projeto gratuito oferecido pela Budokan, que foram disponibilizadas aulas de judô para vinte alunos da escola Padre Afonso de Lemos, na qual se formou. Já conquistou diversos títulos: foi tri-campeã brasileira de judô, bi-campeã dos jogos escolares da juventude e vice campeã da Sul-Americana. Hoje também é monitora de judô na instituição Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Vila Nova Futebol Clube de Lavras Novas Bi campeão da primeira e segunda divisão do futebol ouro-pretano, além de campeão do torneio Maurílio Zacarias, o Vila Nova Futebol Clube se destaca em Lavras Novas e também em Ouro Preto, não somente pelos títulos mencionados, mas também como importante centro formador de atletas comseus times das categorias de base, fazendo cumprir as importantes funções sociais que os clubes de futebol possuem perante nossa sociedade.
Flávia Adriana Aparecida da Silva A história de Flávia no esporte começou em 2011, quando incentivada pelos educadores físicos começou a competir e encontrou na corrida uma forma de terapia e de mudança de vida. Em 2012, foi convidada para correr 7,5 km pelas ruas de Ouro Preto, e, já em sua primeira competição, alcançou o pódio. Após esse evento, passou a participar de diversas corridas municipais, estaduais e até internacionais, como a ultramaratona FÔZ COA DOURO TRAIL ADVENTURE, em Portugal, a qual foi campeã após correr 125 km ao longo de uma semana. Em 2019, Flávia recebeu o Troféu Chico Barros, sendo considerada uma das pessoas que fazem a diferença no esporte em Ouro Preto. Flávia também participa de outros projetos, como o grupo de corrida Trilha das Minas, fundado pela treinadora Cal Nogueira com o intuito de incentivar e inspirar mulheres neste esporte.
Noeles Costa Natural de Timbuí, distrito de Fundão, no Espírito Santo, Noeles atualmente é morador de Ouro Preto. Durante sua trajetória profissional, participou de vários campeonatos como jogador de futebol, sendo campeão e artilheiro em diversos clubes esportivos. Trabalha com atividades para crianças desde 2009. Trabalhou como parceiro na Escola Municipal Professora Haydeé Antunes, em Cachoeira do Campo, na Escola Municipal Ana Pereira de Lima, em Amarantina e no projeto Mais Educação. Atualmente, presta serviços sociais levando alegria e esportes com competições no Dia das Crianças, trabalha na área social ajudando famílias carentes e também em sua escolinha de futebol, que atende garotos de sete a quinze anos.
Carlos Alberto Sousa Simões Carlos iniciou sua trajetória no judô ainda bem jovem, na academia do Sensei Hussein Motawh, em Ouro Preto. Aos 17 anos ingressou na Marinha do Brasil, onde também praticou judô. Após sair da Marinha, foi morar em Belo Horizonte, onde se formou professor de judô, iniciando sua carreira como sensei. Sua trajetória como professor e destaque no esporte ouro-pretano se iniciou em 2005, quando assumiu a coordenação do projeto dos pioneiros Hussein Motawh e Marcelo Simões, na unidade Motawh Judô, em Cachoeira do Campo, projeto esse que já transformava a vida de centenas de crianças e adolescentes. Respeitando a tradição e trazendo novos métodos de treinamento, Cachoeira do Campo se tornou referência na modalidade, revelando dezenas de atletas premiados e contribuindo para a transformação na vida de inúmeras pessoas. Hoje o projeto conta com três programas, atendendo cerca de 300 crianças e adolescentes da região.
Marcílio José Braga da Silva Natural de Cachoeira do Campo, Marcílio foi atleta de futebol de campo na escolinha do Progresso. Com quinze anos, despertou o interesse pelo voleibol quando assistia um grupo de pessoas praticarem o esporte e que lhe deram a oportunidade de jogar. Saiu de Cachoeira aos dezesseis anos para morar com seu pai em Poços de Caldas, onde começou a jogar no time de vôlei da cidade e foi descoberto no mesmo ano, recebendo um convite de outra equipe para atuar profissionalmente. Hoje, aos quarenta anos, ainda atua como atleta profissional e mora no Espírito Santo. Já jogou em clubes brasileiros importantes, como o Minas, onde se consagrou campeão brasileiro ao lado de grandes jogadores como Giba, Serginho e Maurício. Atuou em clubes internacionais, como o Almería da Espanha, conquistando todos os títulos do ano, além de também ter sido campeão da Taça de Portugal, com o Benfica e jogado em Barcelona. É exemplo de persistência e dedicação. Acredita que o esporte agrega princípios e valores para a vida, trazendo grandes oportunidades de crescimento pessoal.
Fala final do Secretário Municipal de Esportes, Wagner Francisco de Mello e do vereador Matheus Pacheco, 1º Secretário da Câmara
Deixar Um Comentário