Saneouro e falta d’água continuam em foco na Câmara Municipal

Durante a sessão desta quinta-feira (30) foram aprovados diversos documentos encaminhados à empresa e também à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG).

Home » Saneouro e falta d’água continuam em foco na Câmara Municipal
Por Assessoria de Comunicação e Eventos - Câmara Municipal de Ouro Preto Publicado em 30/09/2021, 15:18 - Atualizado em 30/09/2021, 15:18
Foto – Reprodução. Crédito – ASCOM/CMOP. Siga no Google News

Paralelo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída para investigar o contrato de concessão da empresa Saneouro, a prestação de serviços da empresa e o abastecimento de água na cidade continua sendo o principal foco de debate durante as Reuniões Ordinárias. Durante a sessão desta quinta-feira (30) foram aprovados diversos documentos encaminhados à empresa e também à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG).

A Representação Nº341/2021, de autoria da vereadora Lilian França, enviada à Saneouro, solicita que seja verificada a possibilidade da instalação de uma nova caixa d"água para a localidade de Coelhos e que, envie um representante da empresa à Amarantina, Coelhos, Maracujá, Riacho e redondezas para explicar a situação da falta de água na região.

Segundo a justificativa da parlamentar, a caixa d"água de Coelhos, conforme contam os moradores, foi instalada em 1988, e a população no local cresceu exponencialmente, consequentemente a  demanda e o consumo de água também. 

“Já tem alguns dias que as comunidades estão passando por um sério problema de falta d'água, e a gente sabe que isso não é de agora. Precisamos cobrar a presença da Saneouro lá na região para vermos qual é a maneira mais rápida de sanar esse problema”, disse. 

Já a Representação Nº346/2021, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB) e também encaminhada a Saneouro, solicita  a relação das empresas e prestadores de serviços que tiveram ou tem contrato com a mesma, considerando o período do início da sua atuação no município e até o presente momento. “A gente sabe que houveram algumas conversas entre ARISB e a prefeitura sobre algumas alterações contratuais em algumas cláusulas, por exemplo, sobre a porcentagem da tarifa social. Então, é mais do que necessário que essa empresa nos comunique e oficialize quais foram as alterações”, ressaltou. 

Já o vereador Matheus Pacheco (PV) apresentou a Representação Nº 342/2021,  encaminhada à Saneouro e à ARISB, convidando ambas para comparecerem à Casa Legislativa para darem explicações sobre a instalação de hidrômetros, execução do serviço na cidade e investimentos realizados nos últimos seis meses.

De acordo com Matheus, é importante que a Saneouro e a agência venham à Tribuna Livre, para que os vereadores possam continuar cumprindo seus papéis de fiscalizadores, já que a CPI, no momento, está ouvindo outras testemunhas envolvidas na concessão. “Eu estou impressionado com o tanto de lugar em nossa cidade que está sem água há mais de 20 dias. Por isso, eles devem vir aqui e explicar, com detalhes, o que a empresa está fazendo na cidade nesses últimos seis meses, o que teve de investimentos e se ela está cumprindo seu papel, pois reclamações é o que mais chegam para nós e o povo não está sendo atendido”, enfatizou. 

O presidente da Câmara, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), reforçou que o problema da falta d'água e ineficiência da Saneouro é grave e vem incomodando a todos. “Hoje mesmo recebi uma ligação da Santa Casa da Misericórdia, falando que a Saneouro não está atendendo adequadamente o hospital, e isso é um absurdo. Aí refletimos, se a empresa não está atendendo uma instituição tão importante e de respeito como a Santa Casa, imagina o restante da população?”, refletiu. 

Deixar Um Comentário