Água em Ouro Preto será cobrada pelo consumo real a partir de julho

Clientes com direito a Tarifa Social devem procurar a Secretaria de Assistência Social para se cadastrarem.

Home » Água em Ouro Preto será cobrada pelo consumo real a partir de julho
Por SANEOURO Publicado em 06/06/2022, 17:34 - Atualizado em 08/06/2022, 12:35
Foto – Reprodução / Saneouro. Siga no Google News

A partir de julho, os clientes da SANEOURO passam a pagar a fatura de água baseada no consumo mensal medido. Essa emissão de fatura pelo consumo real já era prevista no contrato de concessão dos serviços públicos de água e esgoto.

Na sexta-feira (3) a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), após auditar a instalação dos medidores de consumo (hidrômetros) nos imóveis de Ouro Preto, atestou, por meio da Nota Técnica ARISB-MG nº 188/2022, disponível no site da Agência (www.arisb.com.br/notastecnicas/), a confiabilidade do registro de ligações e hidrômetros apresentado pela SANEOURO como base para os cálculos realizados pela Concessionária.

A preparação da população para essa nova realidade, prevista no contrato da Prefeitura de Ouro Preto com a SANEOURO, foi feita durante, no mínimo, quatro meses por meio da simulação na fatura. Nela, é feita a notificação do valor real do consumo mensal de água registrado pelo hidrômetro, de acordo com estrutura tarifária do município.
 
Esse período serviu para os moradores verificarem as instalações hidráulicas do imóvel, corrigirem possíveis vazamentos e adequarem seus hábitos de consumo, uma vez que, como um recurso esgotável, a água precisa ser usada de forma sustentável para que atenda toda a população, por uma tarifa justa, de acordo com o consumo de cada um. Nesse período, a SANEOURO disponibilizou, também, equipes para verificarem e orienta-se os moradores sobre possíveis vazamentos em imóveis que apresentaram grande consumo de água. A cobrança da tarifa pelo consumo medido é instrumento de justiça social em face da discrepância existente entre o uso da água por pequenos e grandes consumidores.
 
Vale lembrar que também é prevista nas normas da prestação dos serviços de água e esgoto de Ouro Preto a Tarifa Social para famílias de baixa renda cadastradas na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ouro Preto e que devem preencher requisitos específicos, entre eles, ter consumo mensal de água de até 20m³. Os clientes com direito ao benefício devem procurar a Secretaria de Assistência Social para se cadastrarem o quanto antes.

3 Comments

  1. Ivana Bandeira 07/06/2022 em 03:37- Responder

    Mas, Sr Prefeito e Equipe da Prefeitura de Ouro Preto, Parimônio Mundial, o processo foi realmente aprovado? Vez que a Saneouro não cumpriu sua meta do total de instalações, apenas 73%.
    Também não possuímos Caixa D’água!!!!!
    Como será tratada a água desta cidade?
    Os hidrômetros foram instalados, mas e a separação de canos especificamente para cada residência, foi realizado? Sim, porque a minha água vem de um só cano e abastece inúmeras residências. Se isto foi feito preciso ver e preciso da demonstração da Saneouro em frente.minha casa. Desculpem-me mas não entendo do assunto, acredito que todo cidadão tem o direito de saber.o que está pagando realmente. Por nunca ter residido em cidades que pagavamos água preciso entender a sistemática que a Saneouro usou. Eu quero esclarecimentos, principalmente quanto à CAIXA D’ÁGUA que não possuimos, só conheço uma instalação precária, da época que não pagávamos e depois passamos a pagar uma pequena quantia de $,9,00.
    De acordo com as Leis sobre Saneamento Básico a primeira exigência é a construção de uma Caixa d’água e não um pequeno reservatório de água que não tem condições de receber um tratamento [talvez um excesso de cloro, pois a nossa água está péssima]. Além de canos e outros elementos necessários, a Saneouro já providenciou? Acredito que eu e o.povo desta cidade querem ver um serviço idêntico ao de uma COPASA. Instalações idênticas e de acordo com as Leis.
    Não entendo ainda como irão deduzir o preço justo para cada residência se os canos continuam os mesmos de antes.
    Bem, o que sei é da obrigatoriedade, por Lei, da construção de uma CAIXA D’Água. A Saneouro já está devidamente instalada, preparada e devidamente capacitada para cuidar da água de Ouro Preto, apesar das milhares de “bicas d’ água” que aqui possuimos? Como foi realizado o serviço? Houve fiscalização de Profissional
    Especializado para esta área?
    Sim, todos os serviços da Saneouro terão que ser conhecidos, vistos e apresentados à população Ouropretana. AGORA, COMO RESIDO AQUI HÁ 40 ANOS EXIJO A COMUNICAÇÃO DO DIA DA INAUGURAÇÃO DA EMPRESA DE SANEAMENTO BÁSICO -SANEOURO – DESTA CIDADE DE OURO PRETO. DEPOIS A COBRANÇA. ANTES DE JULHO, JÁ ESTAMOS EM JUNHO E NÃO CONHEÇO, NEM COMUNICARAM À IMPRENSA OS SERVIÇOS, AS OBRAS, O LOCAL, TELEFONE E DE ONDE VEIO A TAL EMPRESA. NÃO FOI DIVULGADO QUANDO E COMO O PROCESSO FOI APROVADO, QUAL ORGÃO, NOME DE QUEM APROVOU, APESAR DAS TANTAS IRREGULARIDADES NELE CONTIDAS.
    É SRs DA PREFEITURA, AGORA O POVO JÁ SABE DE TUDO QUE FOI ESCONDIDO!
    O CORRETO SERIA COMUNICAR-NOS TUDO O QUE CITEI ACIMA E O DIA DA INAUGURAÇÃO DO NOVO ACONTECIMENTO!!!!!!
    Sabem por que estou comentando? Porque meu dinheiro é de um trabalho de 32 anos de serviço de muita responsabilidade e honestidade, além de ter perdido meus dois últimos “pilares” em 2020. Então dou o maior valor ao meu salário de “Aposentada” e não pretendo jogá-lo fora, para um gasto desnecessário ou qualquer gasto. Sinceramente é isto o que eu tenho certeza que farei ao pagar a nossa “própria água”, nossa pelo número infinito de “bicas d’água cristalinas” que possui esta cidade e isto é uma benção e nunca deveria ser um processo de interesses de negociações. Que pena…

  2. Guilherme Santos 07/06/2022 em 08:54- Responder

    Bom dia, o cadastro exigido é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal-CadÚnico. Este cadastro é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS’s, unidades dos distritos e da sede pela referencia do bairro. Após a realização desse cadastro deve-se dirigir ao atendimento da Sane Ouro para requisitar a Tarifa Social.

    Guilherme Santos
    Coordenador do Cadastro Único em Ouro Preto

  3. Guilherme 07/06/2022 em 09:06- Responder

    um absurdo! um golpe em todos os cidadãos! a prefeitura precisa fazer algo, o esgoto da cidade não é tratado. Essa empresa veio pra sugar a água e o dinheiro de Ouro Preto! revoltante!

Deixar Um Comentário