As inscrições para o projeto Incentivo Às Culturas Periféricas estão abertas. Neste primeiro semestre, a ação oferece gratuitamente as oficinas de DJ, Fotografia e Percussão nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves — essas duas últimas localizadas na Região Metropolitana da Capital Mineira. Destinado para pessoas a partir dos 15 anos, as atividades foram desenvolvidas pela Move Cultura em parceria com a Produtora Cultural Akan, com o Cine Teatro Popular e com a Casa Criativa. Confira o calendário dos cursos:
Contagem: até 11/03/25
Inscreva-se: https://forms.gle/Qc1X6uYSEmxNgyRs6
Ribeirão das Neves: 3/06 a 21/08
Inscreva-se: https://forms.gle/2PBNAKqAXMf8CX2G6
Contagem: 4/03 a 22/05
Inscreva-se: https://forms.gle/Qc1X6uYSEmxNgyRs6
BH: 26/05 a 13/08
Inscreva-se: https://forms.gle/rNFxxRrS2w3iQLA68
Ribeirão das Neves: 10/03 a 28/05
Inscreva-se: https://forms.gle/2PBNAKqAXMf8CX2G6
BH: 11/03 a 29/05
Inscreva-se: https://forms.gle/rNFxxRrS2w3iQLA68
Contagem: 3/06 a 21/08
Inscreva-se: https://forms.gle/Qc1X6uYSEmxNgyRs6
De acordo com Rafael Aquino, diretor-executivo da Move Cultura, o projeto tem a missão de ampliar o acesso às formações artísticas. “Esta ação, que teve início no segundo semestre de 2024, acolhe e capacita as pessoas que desejam iniciar a trajetória na área cultural. Por meio das oficinas, a Move Cultura estimula o desenvolvimento de novas habilidades, o fortalecimento da autoestima e o empoderamento desses jovens, incentivando-os a acreditar em suas capacidades e talentos”, garante o empreendedor social e cientista político.
As aulas do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas, viabilizado pela Funarte e pelo Ministério da Cultura por meio do Governo Federal, estão distribuídas em três locais. São eles:
Contagem: Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263 - Eldorado);
BH: CRAS Taquaril (rua Ludgero Felipe Ferreira, 42, Conjunto Taquaril);
Ribeirão das Neves: Cine Teatro Popular (rua do Comércio, 225, Justinópolis).
As oficinas do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas são ministradas duas vezes por semana e tem como foco a prática e o aprendizado contínuo. As aulas de DJ têm William de Paula (DJ Will BH) como instrutor; as de Fotografia têm Marco Antônio (Marcola); e as de percussão têm Rafael Leite como professor. “Na minha oficina, os alunos aprendem técnicas de percussão, ritmos e levadas, história, cultura, criação e improvisação. Além de aprender a tocar, a turma tem a oportunidade de viver a real magia do samba”, comenta o instrutor.
Com alunos já finalizando as primeiras turmas do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas, Aquino salienta que a iniciativa está descentralizando a formação artística da base. “A nossa expectativa é a de ampliar cada vez mais a capacidade social e artística dos agentes culturais dos territórios contemplados pelo projeto, que, por atuarem em territórios periféricos, já desempenham papéis essenciais na promoção da cultura, mas enfrentam dificuldades para acessar editais e para viabilizar suas atividades. Além disso, ao oferecer essas capacitações, o projeto pretende diversificar a produção cultural e incentivar a experimentação artística, fortalecendo a representatividade e criando novas vozes no cenário artístico da comunidade”, explica o diretor-executivo.
Incentivo Às Culturas Periféricas
Cursos de DJ, Fotografia e Percussão
Link para Inscrição: https://linktr.ee/movecultura
LIGA BH FREESTYLE. Como parte das ações do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas, está prevista a realização da Liga BH Freestyle, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da cultura Hip Hop na capital mineira e na Região Metropolitana, valorizando e promovendo talentos locais e impulsionando a expressão cultural. A ação vai acontecer no segundo semestre de 2025. A iniciativa também conta com a assinatura da Move Cultura, organização não governamental que promove a diversidade cultural e a inclusão social. Fundada em 2008, a instituição realiza projetos com adolescentes, jovens pretos e idosos. Entre as ações, estão o Hábil Idade, a Escola Livre de Artes Digitais, o Dê Um Rolê, o Cine Clube Criativo, a Mostra Cine RMBH e o Aquilombar.
Deixar Um Comentário