Celebrado em 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) visa conscientizar e orientar a população quanto aos riscos inerentes ao uso de medicamentos. Para orientar a população sobre o uso correto dos medicamentos, como usar a dose certa, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) lança a campanha URM/2023 em uma grande ação na próxima sexta-feira, 5 de maio, no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, das 8h30 às 16h.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados (disponibilizados) ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.
E como disse, lá no século XVI, o médico e físico alemão Paracelso, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.
“O que pretendemos com as ações para orientar a população é que ela saiba usar a dose correta do seu medicamento com segurança para que ele seja eficaz no tratamento prescrito. O usuário de medicamento bem-orientado, com a compreensão do que lhe foi receitado, terá maior adesão ao tratamento”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.
Ela acrescenta que os medicamentos administrados erroneamente podem afetar os pacientes, e suas consequências podem causar prejuízos/danos, reações adversas, lesões temporárias, permanentes e até a morte do paciente, dependendo da gravidade da ocorrência, além de impactar financeiramente no sistema de saúde.
De acordo com a OMS, mundialmente, os custos associados aos erros de medicação foram estimados em U$ 42 milhões por ano.
Conforme a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), o Brasil registra a cada ano cerca de 20 mil mortes consequentes do uso de fármacos por conta própria. E de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Conselho Federal de Farmácia, 77% dos brasileiros têm esse hábito nocivo como prática rotineira.
Atividades
Na Rodoviária de BH, Farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia vão explicar às pessoas que circulam no local, entre elas passageiros, trabalhadores do terminal e das imediações, sobre a forma correta de usar medicamentos. Também haverá aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de uma dinâmica com os participantes. Será distribuído um folder com linguagem objetiva e de fácil compreensão com informações importantes, como: O que é medicamento, o que é uso racional de medicamentos; onde guardá-los, como devem ser ingeridos, a forma correta de descarte, entre outros esclarecimentos.
O Grupo de Teatro Mobiliza SUS-BH, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, também participará das ações, com performances sobre a campanha e sobre a dengue.
Deixar Um Comentário