Crianças e pré-adolescentes podem fazer parte do Coral “Vozes de Vila Rica” em Ouro Preto

As aulas gratuitas devem acontecer duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, de 18 às 19h30.

Home » Crianças e pré-adolescentes podem fazer parte do Coral “Vozes de Vila Rica” em Ouro Preto
Por João Paulo Silva Publicado em 05/06/2023, 16:41 - Atualizado em 05/06/2023, 16:41
padre-edmar-convida-coral-infanto-juvenil-vozes-vila-rica
Foto – Padre Edmar José é o paroco e convida pais e responsáveis que elvem suas crianças / Crédito – Tino Ansaloni Siga no Google News

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ouro Preto (MG), em parceria com a Museu Aleijadinho, está com uma nova iniciativa na cidade histórica, envolvendo a área da música. De acordo com padre Edmar José da Silva, a intenção é fundar na cidade um coral infatojuvenil. A idade para participar do grupo é de 8 a 12 anos.

A ideia é que esse coral seja semelhante ao que existe em Itabirito (MG), o "Coral Canarinhos", de quem Padre Edmar é admirador. A associação cultural sem fins lucrativos, tem a finalidade de formar crianças e jovens para a música e para a vida, promovendo experiências artísticas únicas e transformadoras. Os “Canarinhos” chegam a realizar mais de 60 apresentações por ano.

https://youtu.be/gs9wV0fJ83E

Padre Edmar falou da peculiaridade do novo coral de Ouro Preto que já tem até mesmo um nome – “Vozes de Vila Rica”. “A ideia não é só formar para a música religiosa ou apresentações de música sacra, mas criar um coral que também possa cantar músicas populares em outros eventos, para além dos religiosos”.

O pároco disse também que para isso, já foi contratada uma professora de música que também será a regente e uma assistente para acompanhar essas crianças e adolescentes. “A nossa ideia é criar um coral de qualidade para essas apresentações religiosas, mas também extrapolando os eventos sacros”, reiterou.

Inscrições

Padre Edmar fez um apelo àqueles que têm crianças em casa para que façam as inscrições. Para realiza-la, basta procurar o escritório paroquial do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, de 9h às 12h e de 13h30 às 17h. É importante que os pais apresentem um documento da criança, como por exemplo, a certidão de nascimento, um documento do adulto responsável pela criança, além de um comprovante de residência, já que a iniciativa é mais volta para a cidade de Ouro Preto, incluindo os distritos.

Aulas gratuitas

As aulas gratuitas devem acontecer duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, de 18 às 19h30. Os ensaios acontecem no salão paroquial que fica ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. A regente do futuro coral foi aluna do “Coral Canarinhos” e está fazendo doutorado em Música. “Então, ela entende o nosso desejo com a criação desse coral”.

“Ouro Preto tem tantos eventos culturais, falta um coral infantojuvenil para abrilhantar também as cerimônias civis que acontecem na nossa cidade. Embora a Paróquia esteja criando o coral, trata-se de uma promoção cultural do Museu Aleijadinho. Todas as despesas serão pagas pela instituição”, destacou o sacerdote.

Importância da música na formação pessoal

Padre Edmar comentou também sobre a importância da música na vida, o que pode melhorar a disciplina e as interações sociais dos alunos. “Educar para a música é educar para a arte. E a gente sabe que quem estuda música, também aprende novos valores como disciplina, convivência e relacionamento sadio. Os pais, ao inscreverem as crianças e pré-adolescentes nesse projeto, não só estarão dando oportunidade a eles de conhecerem música e fazer apresentações não só em Ouro Preto, mas também em outros lugares”.

Padre Edmar é um entusiasta e já promoveu várias ações enquanto pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Foi dele, por exemplo, a ideia de promover o apadrinhamento de imagens sacras para que elas pudessem passar pelo processo de restauração juntamente ao restauro do Santuário. 

"Eu estou muito entusiasmado com a ideia, porque acho que Ouro Preto merece um coral como esse. A professora não vê a hora de começar a lecionar, bem como a assistente. Nós rezamos e pedimos a Deus que a iniciativa seja abraçada pela comunidade. As grandes beneficiadas serão as crianças e famílias, além da cidade de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. Coisas ruins o mundo já ensina, então, nós temos que oferecer coisas boas que acrescentem não só conhecimento, mas uma formação integral”.

Ao todo, são necessários 30 participantes para o início do projeto.

Um Comentário

  1. Miriam 08/06/2023 em 17:50- Responder

    não existe pre adolescente….ou é criança ou é adolescente …..

Deixar Um Comentário