Aquisição de revistas pode contribuir com a Comunidade da Figueira

Para marcar as comemorações dos 30 anos da instituição fundada em janeiro de 1990 pelo Arcebispo Dom Luciano, estudantes do 4° período do curso de Filosofia da FDLM, em Mariana (MG), elaboraram um rico material com base em um projeto de extensão. Saiba mais sobre a ação e como adquirir um exemplar.

Home » Aquisição de revistas pode contribuir com a Comunidade da Figueira
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/08/2021, 12:12 - Atualizado em 18/08/2021, 16:36
Revista Comemorativa Comunidade da Figueira
Foto – Reprodução. Crédito – Divulgação/Comunidade da Figueira. Siga no Google News

Para marcar as comemorações dos 30 anos da Comunidade da Figueira, os discentes do 4º período do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana (MG), elaboraram uma revista comemorativa, com base em um projeto de extensão desenvolvido na Comunidade, em parceria com a FDLM.

Róbinson dos Anjos Moura, discente do Curso de Filosofia (FDLM) e seminarista da Arquidiocese de Mariana comenta como surgiu a revista no contexto da pandemia. “Nós começamos o projeto inicial, presencialmente. Já tínhamos uma programação e, dentro dela, a celebração dos 30 anos da Comunidade da Figueira, no ano passado”. Róbinson conta também que o fato de muitos seminaristas terem que regressar às suas casas devido aos protocolos de segurança para barrar a disseminação do novo coronavírus não impossibilitou que o projeto continuasse, ainda que de forma remota.

Embasados nos 30 anos da fundação da Comunidade que acolhe pessoas com necessidades especiais e desenvolve diversas atividades educativas e de integração e devido à pandemia da COVID-19, o grupo de discentes propôs a elaboração de um subprojeto, com o tema “Filosofia e Figueira: união do saber filosófico e social que se complementam”.

O objetivo foi otimizar o tempo enquanto estavam em casa, cultivando o vínculo de contato com a história da comunidade e exercitando o conhecimento através de pesquisas, laboratórios e exposição de materiais diversos que foram úteis para a elaboração da revista, tendo como destaque a “Identidade, Memória e Testemunho” dessa instituição em todos os seus campos de atuação.

Através de buscas na internet, notícias, artigos, depoimentos, fotos e vídeos, foram levantados dados cronológicos, fatos em destaque e personalidades importantes que contribuíram ao longo desse caminho de 30 anos. Através do material pesquisado também foram produzidos textos base, fundamentais para a produção final da revista. Ao se referir às temáticas “Identidade, Memória e Testemunho”, os discentes propuseram conhecer a origem, os gostos, as dificuldades, os sentimentos e as pessoas daquela instituição.

Ainda sobre o cenário pandêmico, Róbinson destacou alguns desafios encontrados pela Comunidade frente à crise sanitária que atingiu todo o mundo a partir de março de 2020. “O primeiro desafio foi o distanciamento social. Muitas famílias não tinham estrutura para lidar com necessidades básicas como alimentação e remédios. Além disso, as atividades pedagógicas tiveram que ser paralisadas”.

Apesar dessas dificuldades, Róbinson também destacou "o esforço para que doações de alimentos, roupas e materiais pedagógicos doados por comerciantes e sociedade em geral continuassem chegando às pessoas que muitas vezes mal tinham o que comer".

Comunidade da Figueira

A Comunidade da Figueira é uma instituição pertencente à Fundação Marianense de Educação, fundada em janeiro de 1990 pelo Arcebispo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.  Possui personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 22.390.686/0003-79. Sua história teve início após inúmeros pedidos de famílias da comunidade local. 

É uma instituição de apoio às pessoas com deficiências. Atualmente, conta com 21 profissionais e 65 membros, com idades variáveis da infância à idade adulta. Pertence à Fundação Marianense de Educação

Seu principal objetivo é o acolhimento, de forma integral, à pessoa com deficiência. Busca favorecer uma melhor condição de vida para cada atendido através de atividades que estimulem o despertar dos aspectos cognitivos, motores e afetivos. Isso por meio de trabalhos didáticos, treinamento das atividades da vida diária e capacitação para a realidade social.

Oferece também assistência especializada como: psicologia, fisioterapia, clínica geral e enfermagem. Além de orientação aos pais e educadores, o que contribui para a inclusão, o respeito às limitações e desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo. Com o trabalho, almeja um convívio fraterno, harmonioso, participativo, organizado e integrado com a população de Mariana.

Lançamento

O lançamento acontecerá no dia 21 de agosto, às 16h, por meio de uma live com transmissão pelo canal oficial da FDLM e da Domus ASF no Youtube. A revista, em material impresso, pode ser adquirida diretamente na Comunidade da Figueira, de 8h às 11h e 13H às 16h. Ela está situada na Rua Cônego Amando, n° 278, Mariana/MG.

As vendas serão revertidas em recursos para a Comunidade.

Ajude a figueira, faça sua doação

Fundação Marianense de Educação      
Comunidade da Figueira              
CNPJ: 22.390.686/0003-79           
Banco: Sicoob  
Agência: 4108-4               
Conta Corrente: 25.910-1

Conheça a página Comunidade da Figueira no FACEBOOK.
Para maiores informações sobre a Figueira acesse o Site.

Doação Comunidade Figueira
Foto - Reprodução. Crédito - Comunidade da Figueira

O lançamento da revista acontece em consonância com o II Seminário Internacional – Filosofia e Saúde e IV Semana Dom Luciano Mendes

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em parceria com a Domus ASF, convida a comunidade acadêmica e demais interessados para participarem do II Seminário Internacional – Filosofia e Saúde que se realizará durante a IV Semana Dom Luciano Mendes nos dias 21 a 31 de agosto de 2021 e abordará o tema: “A saúde no mundo Antigo”.

Além de professores especialistas do Brasil, o evento contará também com a participação de professores da Universidade de Macerata (UNIMC, Itália). Entre a Medicina e a Filosofia sempre houve um profundo entrelaçamento desde os tempos antigos. Isso é demonstrado por todos os filósofos que ao longo dos séculos usaram metáforas médicas para expressarem suas meditações e por médicos que conduziam reflexões filosóficas – últimas e radicais – a partir da condição física e psicológica de seus pacientes.

II Seminário Internacional Filosofia e Saúde
Foto - Reprodução. Crédito - Divulgação

De fato, é incompleto estudar o corpo humano e atuar sobre ele sem olhar para o homem inteiro, inclusive para sua dimensão espiritual e axiológica como bem dizia Dom Luciano Mendes: “Não basta num corpo enfermo curar uma ferida apenas. São muitas as chagas. É preciso que nossa sociedade inteira encontre sua saúde axiológica – a reta ordenação dos valores – e consiga realizar as exigências da fraternidade, assegurando a todos as condições dignas de filhos de Deus” (D. Luciano Mendes).

Durante o evento acontecerá o lançamento do livro: Filosofia e Saúde: Pensando a pandemia na época da insensatez. vol. 1, organizado pelos professores Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo e Dra. Ir. Cristiane Pieterzack (Domus ASF).

Para baixar gratuitamente livro, CLIQUE AQUI  ou também poder ser adquirido de modo impresso pelo site da própria Editora Fi.

Confira a programação: Folder_ II Simpósio Filosofia e Saúde _ IV Semana Dom Luciano

Deixar Um Comentário