No último dia 03/06, como acontece todo primeiro sábado de cada mês, ocorreu a "Feira de Adoção" da Aopa, na Praça da Estação, com início às 9h. Cerca de 20 animais, entre cães e gatos, principalmente filhotes, aguardavam por uma família adotiva. Até às 13h, quatro deles já haviam sido adotados.
A Aopa atua voluntariamente em Ouro Preto há 10 anos, oferecendo cuidado e proteção aos animais. Seu trabalho consiste em tirá-los das ruas e outros locais de perigo e intermediar a adoção responsável de cães e gatos.
Adriene Santana, uma das voluntárias, explicou que há um grande número de animais abandonados em Ouro Preto e que o maior desafio da entidade tem sido conscientizar a população sobre a importância da castração, incluindo a castração de machos, e evitar o abandono desses animais nas ruas.
Sem recursos do poder público, a entidade se mantém por meio de doações de pessoas sensibilizadas pela causa. As voluntárias, em sua maioria mulheres da comunidade e estudantes da UFOP, se revezam nos cuidados com a alimentação, saúde e bem-estar dos animais.
A voluntária informou que a prefeitura reconhece a importância do trabalho realizado pela ONG e tem dado prioridade ao atendimento dos animais encaminhados pelas voluntárias para procedimentos de castração, vacinação e outros cuidados veterinários.
Além de intermediar a adoção responsável, a Aopa também atua na busca de lares temporários para os animais, cumprindo sua missão de entregá-los aos cuidados de uma família.
Preferências das pessoas na adoção:
Geralmente, as pessoas têm preferência por cães de raça, filhotes e de porte pequeno. Os peludos fazem muito sucesso. Quando a opção é um "vira-lata", os machos de pelagem branca são mais procurados em comparação às fêmeas e aos machos pretos, revelando um critério estético, embora altruísta, daqueles que optam pela adoção.
Em relação aos gatos, aqueles com pelagem preta são menos procurados por quem deseja adotar.
Siga o perfil da Aopa e seja um voluntário no compartilhamento desse trabalho com seus amigos e familiares.
@ongaopa
Fotos - Várias pessoas têm um novo amor aos seus cuidados / Crédito - Daniel Marcos
Deus abençoe a todos vcs!