Zé Pereira da Chácara: exposição resgata história de um dos blocos mais antigo de Minas

Exposição em Mariana contará com totens digitais narrando a trajetória da agremiação e outras surpresas.

Home » Zé Pereira da Chácara: exposição resgata história de um dos blocos mais antigo de Minas
Por Pedro Henrique Hudson - Ascom PMM Publicado em 05/02/2025, 15:10 - Atualizado em 05/02/2025, 18:58
O Zé Pereira da Chácara surgiu em Mariana no século XIX em meio às folganças carnavalescas que faziam parte do cotidiano dos moradores, como o Entrudo. Crédito — Facebook/Zé Pereira da Chácara. Siga no Google News

Abrindo a temporada de carnaval em Mariana, no próximo final de semana o Casarão Cláudio Manoel, na Praça da Sé, inaugura uma exposição imersiva contando a história do Zé Pereira da Chácara, bloco carnavalesco mais antigo de Mariana e de Minas Gerais. A exposição fica aberta à visitação de 08 a 05 de março, com programação extra aos sábados, quando será ofertada uma oficina de restauro com os catitões.

Os catitões, como são chamados os bonecos gigantes do bloco, representam personalidades históricas de Mariana e do Brasil, como o escritor marianense Fernando Morais e o comerciante Seu Jadir, proprietário de uma pastelaria no Centro da cidade.

Com o nome “Gigantes da Folia - A história viva do Zé Pereira”, a exposição contará ainda com totens digitais narrando a trajetória do grupo, além de um pequeno estúdio, onde os visitantes poderão fazer fotos com uma câmera polaroid. As fotografias serão impressas e entregues para as pessoas que compartilharem os registros em suas redes sociais, marcando os perfis @prefmariana, @vivamarianamg e @zepereiradachacara no Instagram.

O Zé Pereira da Chácara

Presente em Mariana desde a década de 1850, o Zé Pereira se inspirou nas tradições carnavalescas trazidas do Rio de Janeiro e que se espalharam também por cidades como Olinda e as vizinhas Ouro Preto e Piranga. Os desfiles dos grupos são marcados pela presença dos catitões, que durante o carnaval descem em cortejo do Bairro Chacára até a Praça Gomes Freire.

Deixar Um Comentário