Onda Vermelha passa a valer a partir de sábado (1/5) em Ouro Preto-MG

Veja quem pode funcionar e quais protocolos obedecer

Home » Onda Vermelha passa a valer a partir de sábado (1/5) em Ouro Preto-MG
Por Wendell Soares - ACEOP Publicado em 29/04/2021, 13:55 - Atualizado em 29/04/2021, 16:38

Segundo coletiva da Secretaria do Estado de Minas Gerais com o governador Romeu Zema (Novo), a Região Centro, onde se encontra Ouro Preto, Mariana e Itabirito, sairá da Onda roxa e irá para a Onda Vermelha a partir do próximo sábado (1). A publicação do decreto constará no Diário Oficial de Minas, que poderá ser acessado clicando aqui.

Ouro Preto estava na onda mais restritiva do programa desde o dia 8 de março, quando o governo estadual decidiu por fechar todos os comércios não essenciais, devido o aumento significativo nos números da pandemia em Minas Gerais.

Na semana passada, várias cidades (incluindo a Grande BH) mudaram para a Onda Vermelha, mas a microrregião de Ouro Preto permaneceu na Onda roxa, devido os números de leitos ocupados e casos de covid em alta.

Romeu Zema se reuniu com empresários e representantes da Federaminas no dia 14 de abril, contudo, só considerou o pedido do setor, anunciando a mudança de ondas nesta quinta-feira, realizada diretamente da Cidade Administrativa. Para o governador "as regiões que estão migrando para a Onda vermelha não deveriam comemorar. Deveriam estar pensando em como adotar medidas para que elas não precisem retornar para a onda roxa. Estamos falando de uam situação que ainda exige todos os cuidados necessários.

Segundo o secretário de saúde Fábio Baccheretti, a decisão foi embasada no recebimento de insumos e medicamentos que estão para acontecer nos próximos dias. "Há uma semana tínhamos mais de 600 aguardando leitos. No momento, são cerca de 400, o que mostra uma redução mas mantém a cautela." Ele afirma que a alta nos óbitos ainda mostrados estão relacionados a 3 semanas atrás, e os números, provalmente, terão quedas consideráveis na próxima semana. "A visão do governo é uma visão precoce, apoiada em como estaremos nas próximas semanas."

Ele completa que "se a decisão de ir para a Onda roxa foi precoce, a progressão para outras ondas também pode acompanhar esse cenário."

Para informações completas, clique aqui.

O que muda com a Onda Vermelha?

Assim que a cidade de Ouro Preto e região retornar à Onda Vermelha, no sábado, ficam válidas as medidas e protocolos do Novo Minas Consciente, que entrou em vigor na data de 27 de janeiro. Nele, a proposta de flexibilizar o comércio foi criada a partir de permitir o funcionamento com protocolos mais rígidos. Ou seja, a reabertura ainda exige cuidados extremos, distanciamento social e atendimento restrito.

Passam a funcionar na Onda vermelha os serviços não essenciais, como o comércio em geral, atrativos culturais, naturais, hotéis, atividades esportivas e eventos. As atividades de ensino são tratadas à parte, conforme decisão da Secretaria da Educação Municipal e do Estado.

Dentre as restrições estão:

- O setor de hotelaria poderá funcionar com até 50% de sua capacidade. Mais informações na página 10 do Programa Minas consciente (Clique aqui para acessar).

- São limitadas até 30 pessoas por evento, independente do espaço ou localização.

- O distanciamento exigido é de 3 metros de uma pessoa para a outra.

- O comércio não essencial poderá atender uma pessoa por cada atendente no estabelecimento.

- O autoatendimento continua proibido, como casos de self-service, restaurantes, padarias e lanchonetes. Mais informações na página 11 do Programa Minas consciente (Clique aqui para acessar).

- Estímulo do atendimento com agendamento prévio.

- Realização da medição de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada de pessoas com temperatura acima de 37,5 graus. Acompanhantes estarão sujeitos à restrição, independente da temperatura.

- Adoção de distanciamento mínimo de 3m para exercícios aeróbicos em academias e afins, com fechamento para limpeza a cada duas horas de funcionamento. Mais informações na página 15 do Programa Minas Consciente (Clique aqui para acessar).

- Protocolos específicos para atividades de ensino em geral, que podem ser conferidas na página 18 do Programa Minas consciente (clique aqui para acessar).

- Atendimento de salões, barbearias e clínicas de estética sem sala de espera, com agendamentos prévios, respeitando intervalo de 30 minutos entre um cliente e outro. (Mais informações na página 19 do Programa Minas Consciente. (clique aqui para acessar).

Fiscalização é de responsabilidade da gestão municipal

A fiscalização para o cumprimento dos protocolos e regras do Programa Minas Consciente, durante a Onda Vermelha, são dos gestores municipais, com o apoio da Polícia Militar e da população, mediante denúncias de descumprimento das regras.

Em Ouro Preto, a Prefeitura Municipal disponibiliza os contatos da Vigilância Sanitária (31)3559-3250 e do Setor de Códigos e posturas para informações, esclarecimentos e denúncias.

Para o presidente da ACEOP, Paulo Raimundo, “mais uma vez é um momento de cuidado e cumprimento irrestrito das regras. O comércio precisa funcionar, as pessoas precisam trabalhar, mas isso não pode ser feito sem considerar cuidados rigorosos para que não fechemos mais uma vez. Essa responsabilidade de que a Onda vermelha se transforme em amarela, e enfim, em verde também é nossa. O poder público tem sua parte na fiscalização, mas nós, empresários de todos os portes da cidade, precisamos também ter a consciência do que nos é de competência, que é cuidar do nosso patrimônio, colaboradores e clientes, com zelo.”

Importante: empresas associadas que tiverem outras dúvidas relacionadas à mudança de onda e protocolos, pode contatar a Aceop para consultoria jurídica gratuita, clicando aqui. Demais empresas podem acionar o poder público para possíveis questionamentos.

Deixar Um Comentário