No feriado de 15 de novembro, mais de 1500 pessoas buscaram alívio na Cachoeira das Andorinhas para enfrentar a onda de calor no Brasil. O controle do parque registrou a passagem de mais de 400 veículos na tarde do feriado.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma extensa área do território brasileiro enfrentará temperaturas 5°C, acima do previsto, pelos próximos cinco dias.
Embora as altas temperaturas favoreçam os passeios nas cachoeiras, é crucial seguir as regras dos parques ambientais e tomar precauções.
Fernanda Oliveira, guarda-parque nas Andorinhas, ressaltou a importância da presença da PM e Guarda Municipal para garantir a segurança dos visitantes e a tranquilidade dos funcionários.
Ela alerta sobre desafios como o descarte inadequado de lixo nas trilhas e o uso de fogueiras ao redor do parque, destacando a necessidade de conscientização ambiental.
A Gerência do Parque é conduzida pela Fundação Gorceix, por meio do Núcleo de Meio Ambiente (Numam). Um incidente foi registrado na tarde de quarta-feira, 15 de novembro, quando uma mulher torceu o pé, mas foi prontamente atendida pela equipe do SAMU, sem gravidade.
O controle de acesso utiliza QR codes para facilitar o cadastro nas duas entradas.
É fundamental que os visitantes cuidem e preservem o patrimônio ambiental representado pelo local, além de se atentarem aos cuidados durante os passeios nas trilhas.
Para mais informações, siga o perfil do Parque no Instagram: @pmandorinhas e conheça a história da nascente alta do Rio das Velhas.
Deixar Um Comentário