Equipes da GCM — Guarda Civil Municipal de Ouro Preto — foram acionadas, via telefone 153, por volta de 7h da manhã de hoje, 22/05, para verificar a ocorrência de furto na Escola Municipal de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto.
O crime pode ter ocorrido durante a madrugada e, no momento, agentes do Centro de Controle Operacional, responsável pelas câmeras de videomonitoramento, também deslocaram para o distrito para iniciar o rastreio.
Os agentes da GCM permanecem no distrito e diligências serão feitas assim que as primeiras pistas forem efetivadas.
A Guarda solicita aos moradores do distrito e de outros locais a atenção em caso de oferta do material furtado que são:
- 01 TV de tela interativa
- - 01 TV 39 polegadas Samsung
- - 01 liquidificador Industrial
- - 01 mixteira ou sanduicheira
Quem compra material furtado também é criminoso
A LEI Nº 9.426, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1996 define como receptação qualificada - " § 1º Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime."
"Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa, ou ambas as penas."
"§ 6º Tratando-se de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro."
A atual Escola Municipal de Lavras Novas, situada à Rua Principal, 690, no distrito de Lavras Novas, município de Ouro Preto, pertencia à Companhia Alcan Alumínio do Brasil (ALCAN) até o ano de 1979. O mais antigo registro encontrado sobre uma escola na localidade, data de 1946, porém sem constar seu nome naquela época. Somente em 1960, no livro de Registro de Frequência Diária, aparece o nome Escola Mista Rural Coronel Francisco dos Santos. Entre 1971 e 1977, conforme o Livro de Registro Escolar, encontra-se o nome Escola Combinada Coronel Francisco dos Santos.
não seis competência da PM e PC para um assalto tão grave ?