Assista: carreta trafega no centro histórico de Ouro Preto-MG

Home » Assista: carreta trafega no centro histórico de Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 13/05/2021, 08:35 - Atualizado em 18/05/2021, 14:41

Ouro Preto é uma das primeiras cidades tombadas pelo Iphan, em 1938, e a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Unesco, em 1980. Distante 99 km da capital mineira, a cidade é visitada por turistas de todo o mundo.

Nas rodovias que dão acesso à cidade, existem placas que sinalizam a proibição do tráfego de veículos de carga em determinadas áreas, reconhecidas como Zonas de Proteção Especial (ZPE). A ZPE compreende as áreas que contêm os valores essenciais a serem preservados nos conjuntos urbanos, resultantes da presença de traçados urbanísticos originais e de tipologias urbanísticas, arquitetônicas e paisagísticas que configuram a imagem do lugar.

https://youtu.be/n1e-SiTZ35w

Em algumas situações, motoristas erram e sem dar a devida atenção à sinalização, adentram em áreas do perímetro urbano da cidade, como aconteceu na manhã de 12/05/2021.

Por volta de 7h, o ouro-pretano Taciano Junior, que é Assessor Jurídico do TJMG - Tribunal de Justiça de Minas Gerais passava pelo seu local de trabalho, na Praça Reinaldo Alves de Brito, quando, surpreso com o tamanho da carreta que desceu na contramão de sentido da via, pela Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), fez as imagens, que foram cedidas ao Jornal Voz Ativa.

Segundo Taciano, com dificuldades, o motorista fez a manobra de retorno no largo da praça, próximo da Casa dos Contos e retornou pela Conde de Bobadela. Ainda sem se dar conta dos riscos ao patrimônio, circulando pelas estreitas ruas, o motorista seguiu, após cruzar a Praça Tiradentes, em direção à Rua Cláudio Manoel (do Ouvidor), quando foi alertado por transeuntes que aquele trajeto, também, não era permitido.

O Comandante da Guarda Municipal afirmou à nossa redação por telefone, que não havia, no momento, agentes nas proximidades e não houve nenhum alerta à corporação via telefone 153, para que as medidas cabíveis fossem aplicadas.

A carreta que tem carroceria tipo semirreboque de 9 metros de comprimento, sem contar o tamanho o cavalo mecânico, deixou a cidade após manobrar, não se sabe por qual via.

A proibição de tráfego nas ZPE's, segundo o decreto municipal 1.153 de 30 de maio de 2008, que se encontra em vigor, abrange veículos comas as seguintes medidas:

- 8,0 m (oito metros) de comprimento;
- 3,5m (três vírgula cinco metros) de altura, incluindo a carga;
- 2,6m (dois vírgula seis metros) de largura;
- peso bruto total superior a 7t (sete toneladas).

Deixar Um Comentário