Assista aqui: Fogo destrói porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto-MG

Home » Assista aqui: Fogo destrói porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 11/03/2019, 08:57 - Atualizado em 03/07/2019, 22:00

Bombeiros Militares foram acionados, na madrugada de 11/03, para debelar incêndio na porta lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Ouro Preto-MG. Uma pessoa que viu o fogo ligou para os Bombeiros que usaram o caminhão bomba para apagar o fogo.

O fato se deu por volta de 4h e a ação dos militares evitou que o fogo se alastrasse para o restante do monumento histórico.

O adro da Igreja fica próximo das vias públicas e não há áreas fechadas que impeçam o trânsito de pessoas. As escadas das portas laterais da Igreja são sempre frequentadas durante vários momentos do dia ou da noite. O dano ao Patrimônio Histórico é crime. Perícia foi realizada e a Polícia Civil investiga o caso.

Sobre o templo

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos surgiu em 1715, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, e 1716, já estava instalada em uma capela própria no Bairro do Caquende, hoje Rosário.

Existe problema de falta de documentação sobre a construção da Igreja, mas, sabe-se que, em 1762, as obras já estavam adiantadas.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo IPHAN, com registro no livro de Belas Artes
datado de 8 de setembro de 1939.

 

 

Um Comentário

  1. Alex Moreira Guimarães 12/03/2019 em 21:16- Responder

    Como é triste ver uma igreja linda, estar nesta situação, portas já atingidas por cupins, escadarias com suas pedras faltando pedaços, pintura em estado deplorável…cidade esta com vários patrimônios iguais a este, que também devem estar em maus cuidados!!! Lamentável.

Deixar Um Comentário