Alerta da Defesa Civil de Ouro Preto-MG

Grande volume de chuvas pode vir até sexta-feira ou sábado.

Home » Alerta da Defesa Civil de Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 09/11/2021, 13:00 - Atualizado em 09/11/2021, 14:23

Um áudio emitido pela Defesa Civil de Ouro Preto, via redes sociais, na tarde de segunda-feira, 08/11/2021, traz um alerta para o grande volume de chuvas na cidade até sexta-feira, 12/11 ou sábado, 13/11.

A causa do alto índice pluviométrico é o fenômeno de nome Zona de Convergência do Atlântico Sul. Já na noite de 08/11 e madrugada de 09/11 os pluviômetros instalados em vários pontos da sede e distritos apontaram um grande volume.

Dados dos pluviômetros acumulados em 24h

Ouça o áudio de alerta ou leia a transcrição:

“A Defesa Civil Municipal de Ouro Preto vem alertar toda a população quanto a grande volume de chuva que cairá nessa região a partir desta terça-feira, se estendendo até sexta-feira próxima ou sábado, devido a um fenômeno atmosférico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul.

É uma condição atmosférica que 'puxa' toda a umidade que vem da região amazônica e passa pelo sudeste, formando um corredor de umidade e isso provoca chuvas volumosas em nossa região.

Temos uma previsão de cerca de 70 mm acumulados durante esses dias. Foi exatamente uma condição meteorológica como esta que observamos aqueles eventos localizados de grande quantidade de chuvas que caiu em Cachoeira do Campo provocou aquela inundação instantânea em Amarantina.

Pedimos a todos os moradores que fiquem atentos e observem o terreno durante os dias de chuva. Se for observado que Houve alguma movimentação na edificação, se apareceram trincas e essas trincas tiverem um ângulo de 45 graus, que são as que mais nos preocupam, pois, podem indicar um afundamento do terreno, que nós chamamos de recalque diferencial, se tem o surgimento de água próximo à casa ou até mesmo dentro da residência e se essa estiver barrenta, isso indica que pode estar acontecendo um processo de erosão dentro do solo

Em caso de dúvidas a Defesa Civil conta com técnicos especializados que vão até o imóvel para fazer uma averiguação e concluir se realmente existe o risco e até mesmo a necessidade de prevenção com a remoção preventiva ou definitiva dos moradores em determinadas situações.

Precisando entrar em contato com a Defesa Civil é só ligar para 199. Esse número é ligação gratuita ou liguem pelo fixo que também é WhatsApp 3559-3121

Defesa Civil Somos todos Nós"

Deixar Um Comentário