20/03 – Alerta! Fique em Casa! 12 pacientes aguardam vaga de UTI na microrregião Ouro Preto, Mariana e Itabirito

Início » Urgente » 20/03 – Alerta! Fique em Casa! 12 pacientes aguardam vaga de UTI na microrregião Ouro Preto, Mariana e Itabirito
Por Prefeitura de Mariana - Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde - COVID-19 Publicado em 20/03/2021, 21:46 - Atualizado em 20/03/2021, 22:11
Foto/Crédito – Agência Brasil – Agravamento na ocupação de leitos de UTI Siga no Google News

Prefeitura de Mariana
Secretaria Municipal de Saúde

NOTA INFORMATIVA Nº 26 - COVID-19
ASSUNTO: Situação de alerta pandemia COVID-19
20/03/2021

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde Covid-19, da cidade de Mariana-MG, frente à situação de agravamento da pandemia no país, no estado de Minas Gerais e consequentemente, no município de Mariana, vem reforçar a necessidade de cumprimento das medidas sanitárias vigentes como o uso de máscara, o uso do álcool em gel e do distanciamento social, assim como as medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 10.447 de 15 de março de 2021, dentre elas o toque de recolher no período das 20h às 05h.

A fiscalização dos comércios e das medidas impostas pelo Decreto de Adesão à onda roxa, foi intensificada com o objetivo de diminuir a transmissão viral no município.

Informamos que estamos passando pelo momento mais crítico da pandemia, com 49 óbitos confirmados por Covid-19, sendo que 22 ocorreram no ano de 2021 e nossa microrregião, que compreende Mariana, Ouro Preto e Itabirito, contabiliza 164 óbitos até a última sexta-feira (19).
Até a data de ontem, o município contabilizou 5.754 casos confirmados e mais de 160 casos suspeitos estão aguardando exames. Dos casos confirmados, 33 pacientes se encontram internados e atingimos o recorde de pacientes Covid-19 que necessitam de cuidados assistenciais diretos.

A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, na tentativa de garantir maior assistência aos pacientes críticos da nossa microrregião, ampliou os leitos de UTI Covid-19 para 15, mas infelizmente todos os leitos permanecem ocupados.

Todas as Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais se encontram em sua capacidade máxima de assistência, com taxa de ocupação de leitos de isolamento e de UTI chegando ao colapso, e no Sistema de Saúde Privado também não encontramos mais vagas.

Na data de hoje, não temos vagas de UTI e nem leito clínico para receber pacientes com a COVID-19 e estamos com 14 pacientes internados na Policlínica Dr. Elias Mansur.

Estamos com 05 pacientes aguardando vaga de UTI, Ouro Preto tem 03 na fila de espera e Itabirito 04 pacientes, totalizando 12 pacientes aguardando vaga de UTI na nossa microrregião, que tem como referência a UTI da Santa Casa de Ouro Preto.

Enfatizamos que a dificuldade em transferir pacientes com Covid-19 se deve à longa permanência de pacientes já internados em leitos de UTI, também pela gravidade e complexidade da assistência para recuperá-los, assim como o avanço da doença em nossa população, aumentando cada vez mais o número de infectados.

Observamos também a mudança no perfil de pacientes que necessitam de internação, sendo eles mais jovens, com maior grau de comprometimento e gravidade. Gostaríamos de informar também, que recebemos da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), 03 exames de RT-PCR, que após sequenciamento genético, detectou a linhagem P.2 (linhagem detectada primeiramente no Rio de Janeiro) do Coronavírus em nosso município. A variante P2 é uma mutação genética da cepa B.1.1.2.8, que circula no Brasil desde março/2020, sendo considerada preocupante porque, assim como a P1, a variação brasileira relatada inicialmente no Amazonas, é transmitida de forma mais rápida.

As projeções do cenário para os próximos dias não são favoráveis, por isso, solicitamos que cada cidadão faça a sua parte, cumprindo as medidas sanitárias de prevenção e segurança, pois se não houver conscientização não vamos conseguir frear esse avanço.

Mariana, 20 de março de 2021.

Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde - COVID-19

Comentar com o facebook

Deixar Um Comentário