A Igreja de Alejadinho
Largo do Coimbra, s/n° - Centro - Ouro PretoSobre
- Igreja
- Fixo: 35513282
Considerada por muitos a mais bela das igrejas mineiras – a pérola do Barroco Mineiro – é uma verdadeira síntese das artes nas Minas Gerais do século XVIII, e foi eleita uma das 7 maravilhas portuguesas do mundo. Arquitetura e esculturas de Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho – e pintura do mestre mineiro, Manuel da Costa Ataíde.
Das obras atribuídas a Aleijadinho merece destaque o frontispício, uma obra-prima de beleza e elegância, onde figuras integram-se harmoniosamente no enquadramento do medalhão frontal com a imagem de Nossa Senhora dos Anjos e a Imposição dos Estigmas a São Francisco no Monte Alverne. Os púlpitos possuem, na decoração, ramagens, festões, lírios, volutas e cabeças de anjos florescendo sobre os ornatos e a representação de Jesus na barca pregando ao povo, além de Jonas e a Baleia.
Outras obras do Aleijadinho são o lavabo da sacristia e os riscos do retábulo do altar-mor, da capela-mor, da tribuna e dos altares laterais. O teto da nave é a obra-prima do mestre Ataíde. No medalhão central está representada a gloriosa Assunção da Virgem, que aparece rodeada por uma orquestra de anjos de todas as idades. Maria tem traços mulatos, como ocorre com vários anjos, e está em atitude de oração, assentada num trono de nuvens, rodeada por raios de luz e apoiada em um crescente lunar.
Nos cantos do teto estão representados os quatro evangelistas. É também de Ataíde a série de painéis que decoram a nave e as paredes da capela-mor, assim como as barras de pintura simulando azulejos no registro inferior das paredes da mesma.
Deixar Um Comentário