No último final de semana, o Nosso Senhor dos Passos novamente atravessou as ruas de Ouro Preto. Todos os anos, a imagem do século XVIII é carregada por fiéis, que se revezam para segurar o andor, outras centenas de pessoas a acompanham em procissão. Esse é o sinal de que a Semana Santa começou em um dos principais palcos da fé cristã.
No Sábado dos Passos (12), a Procissão do Depósito marcou a condução do Senhor dos Passos da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no bairro Pilar, até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Antônio Dias. Na imagem, em tamanho real, Jesus é apresentado com a cruz, que o acompanha até o calvário, possui cabelos negros e é envolvido por uma manta na cor púrpura.
No Domingo de Ramos (13), aconteceu a emocionante Procissão do Encontro, entre Nossa Senhora das Dores e seu Filho. Esse é o segundo e o último momento em que a imagem do Nosso Senhor dos Passos é conduzida pelos fiéis. Durante todos os outros dias do ano, ela está exposta para veneração no altar da Basílica Nossa Senhora do Pilar.
Fé e zelo
Magda dos Santos é a zeladora do Senhor dos Passos. Ela tem a responsabilidade de cuidar da imagem, do altar, das vestes, do cabelo e da ornamentação do andor. “Meu pai que nos ensinou essa fé, essa devoção ao Bom Jesus dos Passos”, contou. A zeladoria é uma herança que ela e a irmã carregam, há cerca de 40 anos a função está na família.
A Semana Santa de Ouro Preto segue até Domingo de Páscoa (20).
A programação completa pode ser conferida aqui.
Deixar Um Comentário