JVA transmite ao vivo a tradicional cerimônia do Ofício de Trevas

A cerimônia acontece logo após a missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, agendada para às 19h.

Home » JVA transmite ao vivo a tradicional cerimônia do Ofício de Trevas
Por João Paulo Silva Publicado em 05/04/2023, 10:49 - Atualizado em 07/04/2023, 14:51
Foto – Reprodução. Crédito – Eliseu Damasceno Siga no Google News

Semana Santa 2023 em Ouro Preto - Minas Gerais

Quarta-feira Santa
Dia 05 de Abril

6h30 – Via Sacra e Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Transmissão ao vivo pelo Jornal Voz Ativa

Logo após a Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Jornal Voz Ativa transmite ao vivo, por meio de seu canal no Youtube (clicando logo abaixo), a solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas.

https://youtu.be/yJPN0D4rVTE

A cerimônia do Ofício de Trevas não é uma apresentação musical, nem mesmo uma para-liturgia. Esta é uma celebração litúrgica, pois trata-se da Liturgia das Horas — o Breviário — cantado na forma extraordinária da liturgia romana, nunca abolida e resgatada pelo ‘Motu Próprio Summorum Pontificum’ do papa emérito Bento XVI.

Trata-se das Matinas e Laudes de Quinta-Feira Santa, antecipadas para a noite de quarta. Os responsórios, salmos e lições cantam o drama da Paixão, em que o Senhor, depois de instituir a Eucaristia, vai para o Monte das Oliveiras, é abandonada pelos Seus, traído por Judas, preso e condenado pelo Sinédrio. O gradativo apagar das velas e luzes dá à cerimônia um caráter dramático e, ao mesmo tempo, solene, como é característico do estilo barroco.

“Como se nota, o “Ofício de Trevas”, longe de ser uma celebração mórbida ou uma exaltação do luto e da tristeza, tem seu ápice na proclamação da Ressurreição de Jesus, quando reacendem as lâmpadas da igreja, simbolizando que Cristo, vencedor da morte, sofreu muito por amor a nós, mas derrotou as trevas que cobriam o mundo, de sorte que, com Ele, passamos da morte à vida (Cf. Rm 6, 4s). ”

Deixar Um Comentário