Semana Santa em Ouro Preto-MG – Carta Aberta das paróquias sobre tapetes devocionais

Home » Semana Santa em Ouro Preto-MG – Carta Aberta das paróquias sobre tapetes devocionais
Por Padres Adislon Umbelino e Edmar José Publicado em 08/04/2022, 15:06 - Atualizado em 08/04/2022, 16:41
tapetes-devocionais-ouro-preto-semana-santa
Foto – Tapetes devocionais no Largo do Rosário em Ouro Preto-MG que foi um dos trechos do trajeto em 2018 / Crédito-Tino Ansaloni Siga no Google News

Carta aberta aos Ouro-pretanos e Visitantes


Aproximando-se o período da Semana Santa, mais uma vez, neste ano de 2022, as Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição, desejam com a devida antecedência, ORIENTAR os fiéis, devotos e turistas sobre os critérios para a confecção dos TAPETES DEVOCIONAIS, para que tudo aconteça na mais perfeita ordem e piedade.

Conforme já noticiado no ano de 2018 e 2019, em nota conjunta emitida pelos párocos das Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto, os tapetes confeccionados para o DOMINGO DE PÁSCOA e para a festa de CORPUS CHRISTI fazem parte da tradição religiosa da cidade de Ouro Preto e, segundo alguns historiadores, remontam a Festa do Trinfo Eucarístico de 1733 e são chamados tapetes devocionais.

O objetivo destes tapetes é homenagear o Santíssimo Sacramento que é conduzido em procissão, solenemente, pelas ruas da nossa cidade. Portanto, desde longa tradição, eles devem conter única e exclusivamente símbolos católicos que evocam o amor do nosso povo à Eucaristia, bem como a piedade religiosa e a devoção popular.

Tratando -se de uma devoção estritamente católica, a Igreja e toda comunidade católica têm o direito de preservar os princípios litúrgicos de seus atos externos para que não se percam no tempo ou sejam desvirtuados seus propósitos por pessoas que não professam a mesma fé e não pertencem à mesma denominação religiosa.

É importante deixar claro, mais uma vez, que a confecção dos tapetes é de responsabilidade da própria comunidade católica ouro-pretana, porém devidamente orientada pelas paróquias. Não convêm que tão bela tradição do povo ouro-pretano seja desvirtuada para manifestações alheias à sua finalidade primeira e única.

Contamos com a colaboração, a compreensão e o empenho do generoso povo ouro-pretano e turistas, para que tudo ocorra na mais perfeita ordem e que a fé e a tradição sejam devidamente preservadas e respeitadas.



Padre Adilson Luiz Umbelino Couto
Pároco de Nossa Senhora do Pilar

Padre Edmar José da Silva
Pároco de Nossa Senhora da Conceição

Ouro Preto, 08/Abril/202

Deixar Um Comentário