22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Semana Santa Ouro Preto 2019: Confira o trajeto das procissões

Home » Semana Santa Ouro Preto 2019: Confira o trajeto das procissões
Por João Paulo Silva Publicado em 15/03/2019, 11:29 - Atualizado em 03/07/2019, 22:11

Foto-Semana Santa Ouro Preto 2018
Crédito-Tino Ansaloni

A Semana Santa em Ouro Preto-MG é uma das celebrações religiosas mais aguardas tanto por moradores da cidade histórica quanto por turistas. Todos os anos, centenas de moradores de cidades vizinhas, ouro-pretanos e pessoas de todo o país (e mundo) invadem as ladeiras seculares da antiga Vila Rica com a intenção de prestigiar as encenações dos passos de Jesus Cristo e de sua Mãe, desde o calvário até a crucificação e Ressurreição.

Notadamente as procissões carregam um grande teor de mistério, beleza e devoção para os católicos que acompanham durante toda a semana as tradicionais celebrações. Com o objetivo de divulgar e promover a participação dos fieis, o Jornal Voz Ativa publica periodicamente a programação dos atos solenes.

A programação completa dos atos solenes da Semana Santa já foi divulgada pelo Jornal Voz Ativa, por meio das paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar.

Para acessar, basta clicar no link abaixo.

Semana Santa em Ouro Preto-MG: Confira a programação completa dos atos solenes

Veja abaixo os Trajetos das Procissões da Semana Santa em Ouro Preto

Depósito de N. Sra. das Dores, sexta-feira, 12 de abril: Igreja de N. Sra. das Dores, ruas Tenente Pereira Filho, Bárbara Heliodora, Largo Marília de Dirceu, ruas Bernardo de Vasconcelos, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes e rua Pe. Rolim, até a igreja de N. Sra. das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima).

Depósito de N. Sr. dos Passos, sábado, 13 de abril: Basílica de N. Sra. do Pilar, Praça Américo Lopes, ruas do Pilar, Paraná, Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes, rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Largo de Coimbra e rua das Mercês, até a igreja de N. Sra. das Mercês e Perdões (Mercês de baixo).

Encontro, domingo, 14 de abril

Senhor dos Passos: Igreja de N. Sra. das Mercês e Perdões (Mercês de baixo), ruas das Mercês, São Francisco de Assis, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor) e Praça Tiradentes.

Senhora das Dores: Rua Pe. Rolim e Praça Tiradentes.

Após o Sermão: Praça Tiradentes, rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito, rua São José, Praça Silviano Brandão, rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, ruas Donato da Fonseca, Conselheiro Santana e Praça Mons. João Castilho Barbosa até a Basílica de N. Sra. do Pilar.

Soledade de Nossa Senhora, terça-feira, 16 de abril Basílica de N. Sra. do Pilar, Praça Mons. João Barbosa, ruas Conselheiro Santana, Donato da Fonseca, Largo do Rosário, rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes, ruas Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor) e São Francisco de Assis, até a igreja de São Francisco de Assis.

Procissão da Soledade – Terça-feira – 19h – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Procissão da Soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores e revivendo a tradição de percorrer os Passos da Paixão, até a igreja de São Francisco de Assis. À entrada da imagem, canto do “Inflammatus”.

Após Cerimônia do Lavas Pés – Quinta-feira – 18/04/2019 – 23h – Procissão do Fogaréu – Retomando antiquíssima tradição ouro-pretana, concentração no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em cortejo penitencial até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo). Lá tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus Flagelado, simbolizando a Sua prisão no Horto das Oliveiras. O cortejo seguirá há pelo bairro Antônio Dias até a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Enterro do Senhor, sexta-feira, 19 de abril: Igreja de São Francisco de Assis, ruas São Francisco de Assis, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves Brito, rua São José, Praça Silviano Brandão, rua Getúlio Vargas e Largo do Rosário até a igreja de N. Sra. do Rosário.

Ressurreição do Senhor, domingo, 21 de abril: Igreja de São Francisco de Assis, Largo de Coimbra, rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves Brito, rua São José, Praça Silviano Brandão, rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário até a igreja de N. Sra. do Rosário.

Deixar Um Comentário