23ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Semana Santa em Ouro Preto-MG é marcada pela emoção e beleza de suas solenidades

A celebração cristã é um dos mais importantes eventos do calendário turístico da cidade histórica.

Home » Semana Santa em Ouro Preto-MG é marcada pela emoção e beleza de suas solenidades
Por João Paulo Silva Publicado em 14/03/2019, 14:33 - Atualizado em 03/07/2019, 22:05

Foto-Centenas de ouro-pretanos e turistas se reúnem no Sábado de Aleluia para a confecção dos tradicionais tapetes da Semana Santa, que tem suas origens no século XVIII.
Crédito-Ane Souz/PMOP

Encerrando o ciclo dos festejos carnavalescos, Ouro Preto já inicia os preparativos para uma das mais belas expressões da fé e da cultura mineira, a tradicional Semana Santa. Na histórica cidade, toda a população se mobiliza seguindo fielmente o costume bicentenário, que promove a alternância na organização das celebrações entre a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, nos anos ímpares, e a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, nos anos pares.

Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos espalhados em sua paisagem setecentista, e mesmo antes das cerimônias principais da Semana Maior, que acontece quarta, quinta e sexta-feira santas, sábado e domingo de Páscoa, a cidade já respira religiosidade.

A preparação começa com o Setenário das Dores, 06 a 12 de abril, um ritual litúrgico celebrado em latim, com cânticos compostos nos séculos 18 e 19. A devoção se instalou em Ouro Preto com a chegada da Ordem Terceira dos Servos de Maria, na segunda metade do século XVIII. No último dia, uma procissão percorre as ruas levando a imagem da Mater Dolorosa da Igreja das Dores para a Igreja das Mercês de Cima, onde é recebida pelos fiéis com o canto do “Inflammatus”.

Já no sábado, 13, após a missa na Basílica do Pilar, a procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos segue até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a chamada Mercês de baixo. À entrada da imagem, é entoado o canto do “Popule meus”. E no domingo, 14, a liturgia apresenta uma dualidade dramática: o mesmo povo que aclama Jesus com gritos de “Hosana” e ramos de oliveira, pouco depois, pede a sua morte, gritando “Crucifica-O! crucifica-O!”.

Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, acontece o Ofício das Trevas, celebrado em latim e à luz de velas. Na Quinta-feira Santa, 18, na Igreja São Francisco de Assis, com os altares vazios, ocorre a cerimônia do lava-pés. E na Sexta-feira da Paixão, 19, a cerimônia do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro.

Já no Sábado de Aleluia, dia 20, a população faz vigília para encher as ruas de Ouro Preto com motivos religiosos, verdadeiras obras de arte. São os tradicionais tapetes da Semana Santa, que também tem suas origens no século XVIII, quando toda a comunidade enfeitava o caminho da procissão com adornos feitos com serragens coloridas.

E no Domingo de Páscoa, 21 de abril, a mais bela e esperada procissão, com centenas de crianças vestidas de anjinhos, celebra a ressurreição de Cristo. No final desta, é oferecido aos pequenos uma tentadora recompensa pela importante participação: canudos em forma de bico repletos de amêndoas, guloseima única e exclusiva dos graciosos atores alados.

Para as celebrações da Semana Santa, a Prefeitura de Ouro Preto apóia as manifestações religiosas, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, e também, por intermédio da Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, que fornece suporte estrutural, palcos e equipamentos para a realização dos eventos, e providencia a aquisição, tingimento e distribuição das serragens para confecção dos tapetes.

Zaqueu Astoni, secretário de Cultura e Patrimônio, faz lembrar que a realização da Semana Santa, com todo empenho da Prefeitura de Ouro Preto, “mostra o compromisso da administração municipal em manter viva a tradição ouro-pretana e receber bem os turistas que aqui aportam para prestigiar este momento ímpar, que culmina na confecção dos tapetes, no Domingo de Páscoa”.

Para o secretário Felipe Guerra, a Semana Santa é um dos mais importantes eventos do calendário turístico de Ouro Preto: “É quando milhares de visitantes, provenientes de todos os cantos do mundo, passeiam pela nossa cidade. Movidos pela fé e pelos encantos das nossas tradições, esse fluxo mobiliza uma enorme cadeia econômica, proporcionando inúmeros benefícios para toda a comunidade”, diz o secretário de Turismo, Indústria e Comércio.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Um Comentário

  1. Geraldo César 05/04/2019 em 17:57- Responder

    Que belo cenário!

Deixar Um Comentário