Saúde orienta sobres os cuidados contra a Hepatite B em Mariana

Ações aconteceram na “Casa Azul”, sendo voltada exclusivamente para os homens.

Home » Saúde orienta sobres os cuidados contra a Hepatite B em Mariana
Por Isabela Jorge - Asscom Prefeitura de Mariana Publicado em 17/05/2023, 14:36 - Atualizado em 17/05/2023, 14:36
Foto — Ação na Casa Azul. Crédito — Maria Alice Pereira / Asscom PMM Siga no Google News

Pensando na saúde dos homens no município de Mariana, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou na última semana, uma ação contra a Hepatite B, doença causada por vírus. A ação ocorreu na Casa Azul — Centro de Referência de Saúde do Homem, e contou com um dia de promoção à saúde e bem-estar.

A Hepatite B é uma das cinco hepatites existentes, causada por um vírus sexualmente transmissível e a principal forma de prevenção é a vacina. Muitas vezes não apresenta sintomas e é diagnosticada muitos anos após a infecção. Com o intuito de prevenir, foi realizada a vacinação contra a doença nos usuários que possuem 14 anos ou mais. Além disso, foram dadas orientações sobre a prevenção, tratamento, atualização dos cartões de vacinação e a realização de testes de IST´s.

Foto — Ação na Casa Azul. Crédito — Maria Alice Pereira / Asscom PMM

A médica, Clínica Geral da Casa Azul, Milena Goulart, revela a sua visão sobre a ação: “é de extrema importância que as pessoas se vacinem e realizem os testes para detecção de IST´s.” Além disso, em casos positivos, deve-se ter o atendimento e acompanhamento médico, pois é importante que as orientações sejam dadas e que o paciente tenha conhecimento sobre a doença e o tratamento.

Quais os sintomas?

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta muitos sintomas. “Muitas vezes é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado (cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados), que costumam manifestar-se apenas em fases mais avançadas da doença”. Ou seja, a testagem rápida é um potencial detector da doença e pode ser solicitada pelos pacientes nas Unidades Básicas de Atendimento.

Como prevenir?

A vacina contra Hepatite B é disponível pelo SUS e devem ser aplicadas quatro doses, sendo elas: ao nascer, aos dois, quatro e seis meses de idade. Para os adultos, são aplicadas três doses, já para a população imunodeprimida deve-se observar a necessidade de esquemas especiais com doses ajustadas, disponibilizadas nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Foto — Ação na Casa Azul. Crédito — Maria Alice Pereira / Asscom PMM

Além disso, é de extrema impotência o uso de preservativos durante as relações sexuais, tendo em vista que é um vírus trasnmitido sexualmente. Também, objetos pessoais não devem ser compartilhados, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Segundo a Coordenadora da Casa Azul, Lourdes Antônia Venâncio, a ação teve uma importância significativa para os pacientes e para o Sistema de Saúde. “O evento foi importante para conscientizar e auxiliar na prevenção e vacinação. Além disso, temos como objetivo cumprir as cinco ações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde — OMS, que estabelece a expansão de acesso às vacinas, prevenção da transmissão materna-infantil, aumento da biossegurança dos trabalhadores da saúde, prevenção dos danos da população vulnerável e a expansão do tratamento das hepatites”, afirma.

Foto — Ação na Casa Azul. Crédito — Maria Alice Pereira / Asscom PMM

Deixar Um Comentário