Pedreira Irmãos Machado doa 1,3 mi para construção de Unidade Básica de Saúde em Amarantina
O Termo de Doação foi assinado no auditório da prefeitura na tarde do dia 14 de dezembro. As obras terão início em fevereiro de 2024 e devem durar 8 meses.
A Pedreira Irmãos Machado e a Prefeitura de Ouro Preto, por meio do prefeito Angelo Oswaldo, assinaram em conjunto o documento que oficializa a doação de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais), feita pela empresa. O valor será investido na construção de uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Amarantina. Assim, os usuários não precisarão recorrer ao posto localizado no distrito de Cachoeira do Campo. O Termo de Doação foi assinado no auditório da prefeitura, na tarde do dia 14 de dezembro, com auditório lotado.
Caroline Ferreira é Gerente de Sustentabilidade da Pedreira Irmãos Machado e explica que essa parceria público-privada estreita os laços no relacionamento institucional entre a prefeitura e a empresa.
“É uma parceria muito importante entre empresa e Município. Agradecemos a todos os envolvidos, como a secretaria de saúde, o prefeito Angelo Oswaldo que comprou a nossa ideia desde 2021, quando foi a nossa primeira conversa pra que fosse iniciado todos os trâmites. Hoje está tudo formalizado com a assinatura do Termo de Doação”, comemorou Caroline.
A obra tem previsão de ser executada em 8 meses e deve começar em fevereiro. Há previsão de que, já em 2024, toda a comunidade tenha acesso aos serviços dessa UBS.
Caroline destaca que a empresa vem, ao longo dos anos, desenvolvendo um trabalho importante na região em que atua. “A gente sabe que a empresa não pode apenas focar no seu desenvolvimento econômico. Nós precisamos desenvolver um papel social, seja para com a cultura, seja na saúde e trazer para perto da administração da pedreira essa comunidade que lida com a gente no dia a dia”, disse.
A empresa também atua como parceira no fomento do artesanato local e nas atividades da Cavalhada de Amarantina, importante elemento cultural que leva o nome do distrito à distinta lista do patrimônio imaterial de Minas e do Brasil.
Ainda de acordo com Caroline, a Irmãos Machado ambiciona desenvolver oficinas com a juventude, a fim de prepará-los para as suas vocações profissionais no futuro.
O prefeito Angelo Oswaldo comemorou a iniciativa, informando que “a prefeitura tem procurado dialogar com as empresas que atuam no município, para que todas sejam cidadãs. Empresas cidadãs são aquelas que atuam ativamente da vida sócio comunitária, contribuindo para o desenvolvimento de todas as comunidades nas quais essas empresas atuam. E é isso que está acontecendo em Amarantina numa parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e a Pedreira Irmãos Machado que destinou um milhão e trezentos mil reais, para que possamos em conjunto construir uma grande unidade básica de saúde em Amarantina. O distrito sempre teve instalações provisórias para o atendimento em saúde, mas agora nós temos duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) em Amarantina e já estava na hora H de construirmos um prédio de grande porte para acolher serviços importantes e significativos para uma população que cresce muito. O último Senso mostra que Amarantina é uma das localidades que mais se expandem em termos de população no município e havia a necessidade de um serviço mais robusto de saúde”, avaliou o prefeito.
O Secretário Municipal de Saúde, Leandro Oliveira também comemorou o momento da assinatura do Termo de Doação e destacou a iniciativa como mais um grande avanço para a saúde de Ouro Preto.
Leandro avaliou ainda que a construção de uma Unidade de Saúde Tipo II no distrito de Amarantina chega em boa hora, considerando que a unidade atual já não comporta as demandas de toda a região e que a nova UBS deverá servir como a referência para os distritos de Maracujá, Amarantina, Coelhos, Capanema, Tripuí e toda a região, trazendo mais profissionais para aquela região.
“Essa unidade vai possibilitar que nós coloquemos mais profissionais para essa região, com sala de coleta de exames, uma sala com duas equipes de odontologia, entre outros benefícios. É um grande passo para a saúde pública que leva mais ações de promoção e prevenção em saúde para a nossa população”, disse.
Perguntado sobre os profissionais da área da saúde, aprovados no Concurso Público de 2022, que já tomaram posse, Leandro informou que o grande objetivo com a chegada desses profissionais é a vinculação dos ocupantes desses cargos efetivos aos territórios, principalmente concentrando na área de atenção primária pra criar esse vínculo nos distritos e bairros.
“Quando a gente trabalha com o profissional efetivo, essa vinculação contribui muito para as ações de saúde público”, concluiu.
O secretário frisou que o concurso teve cadastro reserva, e que todas essas ações programadas para o próximo ano já contemplam, inclusive a inclusão dos profissionais efetivos já empossados.
A saber, no último concurso foram aprovados mais de 150 profissionais para a área da saúde, em Ouro Preto.
Deixar Um Comentário