O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP), vereador Vantuir Antônio da Silva, concedeu na tarde desta quinta-feira (20/3), em seu gabinete, uma entrevista coletiva para esclarecimentos sobre o novo modelo do Programa Câmara Itinerante. O programa passa a vigorar, conforme o parlamentar, na próxima sexta-feira, dia 28 de março, na 1ª Edição de 2025, que acontece em Santa Rita, a partir de 9h, na Escola Estadual José Leandro.
Vantuir explicou que, em uma conversa com os demais vereadores, foi criado um Projeto de Lei retirando a Reunião Ordinária da Câmara Itinerante. “Quando o programa foi inaugurado, não havia essa quantidade de veículos de comunicação na cidade. O que acontece é que muitas das vezes [por problemas técnicos ou de conexão] não conseguimos fazer a transmissão das reuniões ordinárias realizadas em alguns dos distritos”.
O vereador explicou também que as reuniões ordinárias serão mantidas nas terças, às 16h e quintas, às 9h e a Câmara Itinerante percorrerá os distritos nas sextas-feiras. A programação, afirmou o parlamentar, já está definida e se estende até o final do ano. Em breve ela será divulgada na íntegra.
“A retirada é porque a nossa transmissão das reuniões ordinárias é muito grande. Não se justifica tirar uma reunião da Casa Legislativa que atende todo o município e realizá-la em distritos que muitas vezes não têm estrutura suficiente por várias questões, principalmente de internet”.
O vereador Vantuir afirmou também que a Câmara Itinerante agora conta com uma ampliação de serviços. Como exemplo dessa ele citou a confecção de Carteiras de Identidade que passou de 40 para 80 documentos “Nós dobramos a confecção de identidades nos distritos durante a Câmara Itinerante, um dos serviços mais procurados pela população”.
Vantuir destacou também a importância da confecção do Título de Eleitor; das Ruas de Lazer, agora com tempo estendido, além de várias ações envolvendo a saúde, como a Farmácia e Odonto Móvel, saúde bucal e testes rápidos. Vantuir informou também que cerca de 100 pessoas estarão envolvidas na Câmara Itinerante no distrito de Santa Rita de Ouro Preto.
O parlamentar destacou também que apesar das reuniões não acontecerem mais juntamente ao Câmara Itinerante, todos os vereadores estarão diretamente envolvidos no Programa. “O que nós vereadores coletarmos de pedidos e reivindicações nas comunidades, poderá ser transformado em indicação, requerimento ou representação na Casa Legislativa e encaminhado para o Executivo, dando retorno às comunidades”.
Vantuir foi questionado se o tempo da Câmara Itinerante irá aumentar agora sem a reunião ordinária. O vereador disse que sim: será das 9 às 15h, mas, conforme a demanda da comunidade, pode durar até às 16h, ou seja, praticamente o dia inteiro”. Ele destacou também que os servidores começarão a trabalhar a partir das 7h para haver tempo de montar toda a estrutura necessária. “A Rua de Lazer que antes era de 4 horas, agora passar a ter uma duração de 6, para um melhor atendimento das crianças”.
Outra questão levantada na entrevista foi sobre o local das atividades do Programa no distrito de Cachoeira do Campo. O vereador disse que foi escolhida a Escola Bonequinha Preta por ser mais centralizada e de fácil acesso, ao contrário do CAIC que exigiria algum meio de transporte da população para chegar até a unidade de ensino. “Assim nós conseguimos atender a um público maior, mas nada impede que haja alguma mudança, desde que ela seja viável para a maioria da população”.
Sobre o novo slogan escolhido para sua gestão, à frente da presidência da Casa, o presidente afirmou que “Legislando pela Cidadania” resume o seu objetivo, ou seja, levar mais serviços, informações e qualidade de vida para os distritos. “O nosso objetivo é também trazer a população para mais perto. As reuniões ordinárias junto ao Programa Câmara Itinerante não estavam tendo esse viés de aproximação entre o legislativo e as comunidades”. Vantuir destacou também a importância da mídia local nessa tarefa de aproximar a CMOP dos moradores do distrito e da sede.
Por fim, Vantuir disse que embora os vereadores saibam das reais necessidades dos distritos, os mesmos estarão dispostos, por meio de suas assessorias, a ouvir e estabelecer um diálogo com os moradores a fim de que suas demandas sejam ouvidas e resolvidas. “Cabe também aos vereadores aproveitarem esse momento para se fazer presente nos distritos e trazer as demandas para a Casa Legislativa, mas a forma de trabalhar é única de cada um deles”.
Deixar Um Comentário