22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Prefeito de Mariana-MG participa do painel “Alertas Sobre Segurança de Barragens” em Brasília

A 22ª edição do Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), aconteceu na última terça-feira (09).

Home » Prefeito de Mariana-MG participa do painel “Alertas Sobre Segurança de Barragens” em Brasília
Por João Paulo Silva Publicado em 11/04/2019, 15:57 - Atualizado em 03/07/2019, 23:07

Foto-“Quem vai pagar a folha de pagamento? Se você para com a mineração, é preciso indicar de onde virão os recursos”, questionou Duarte Júnior no evento
Crédito-Sofia Zagallo

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, participou nesta terça-feira (9) do painel “Alertas Sobre Segurança de Barragens” na 22ª edição do Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Com intuito de discutir a cultura de prevenção a rompimentos, os participantes debateram sobre os órgãos fiscalizadores das barragens. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância da mineração na arrecadação das cidades mineiras, por isso, é essencial que sejam debatidas alternativas para a geração de renda, sem gerar impactos para os municípios mineradores.

“É indiscutível que a primeira preocupação é a vida humana e isso não é negociável. Mas eu tive que perguntar para o poder judiciário, quem vai manter os serviços essenciais?”, disse o prefeito. De acordo com o prefeito, em Mariana, 85% dos recursos vêm da atividade mineraria. “Quem vai pagar a folha de pagamento? Se você para com a mineração, é preciso indicar de onde virão os recursos”, reforçou o chefe do Executivo.

Além disso, os participantes debateram no painel a importância da estruturação de órgãos fiscalizadores das barragens que efetivamente cheguem aos municípios e não permaneçam somente em Brasília.

Entre os convidados estavam o senador Elmano Ferrer (PODE/PI); o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Leão; o diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão; do consultor da Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) Danilo Vieira Júnior; o prefeito de Congonhas (MG), José de Freitas Cordeiro; e o prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar, também presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana

Deixar Um Comentário