22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Codema de Mariana-MG faz visita à barragem de Marzagão, em Ouro Preto

Home » Codema de Mariana-MG faz visita à barragem de Marzagão, em Ouro Preto
Por Departamento de Comunicação Prefeitura de Mariana Publicado em 31/10/2019, 12:51 - Atualizado em 31/10/2019, 12:52

O Conselho de Defesa do Meio Ambiente da cidade de Mariana, visitou, nesta quarta-feira (30), a barragem da empresa Hindalco Brasil, em Ouro Preto. 

A visita foi feita depois de uma requisição do Conselho, realizada na última reunião, no dia 14 deste mês. Nela, a empresa havia solicitado uma declaração de conformidade e licenciamento para o início das atividades do projeto “Fazenda do Gama”. O conselheiros pediram, então, que a Hindalco proporcionasse uma visita à barragem de Marzagão, que se encontra no bairro Saramenha, em Ouro Preto, com o intuito de vistoriar a condição da mesma. 

A barragem encontra-se, hoje, em processo de descomissionamento, ou seja, não recebe mais rejeitos de minério. Por estar inativa, os rejeitos são processados à seco, através de filtros-prensa, que retiram toda a água contida no resíduo. 

O monitoramento da barragem de Marzagão é feito através de piezômetros (equipamento utilizado para medir pressões estáticas e compressibilidade dos líquidos). Além de um monitoramento visual, a Hindalco também realiza o controle da vazão e turbidez da água. 

A visita contou com a presença de 15 conselheiros do Codema e foi conduzida pelo supervisor da barragem, Sidne Rossi, e pelo diretor da Hindalco, Eli Murilo. 

Deixar Um Comentário