22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Câmara de Vereadores de Ouro Preto mantém atendimento à população durante recesso parlamentar

Reuniões Ordinárias retomam no dia 1º de agosto.

Home » Câmara de Vereadores de Ouro Preto mantém atendimento à população durante recesso parlamentar
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 16/07/2019, 18:12 - Atualizado em 16/07/2019, 18:12
Foto-Câmara Municipal de Ouro Preto. Crédito-Divulgação/ASCOM Siga no Google News

Entre os dias 16 e 31 de julho, os vereadores de Ouro Preto estarão em recesso parlamentar. As Reuniões Ordinárias retomam no dia 1º de agosto. Porém, durante esse período de recesso, a Câmara continua com seus serviços de atendimento à população.

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)disponibiliza diversos serviços para a população. No Posto de Atendimento é possível ter acesso à internet, tirar xerox e impressão gratuitamente e ainda emitir a Carteira de Identidade. O CAC, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, conta, também, com um programa de orientação aos idosos e atua como um posto de achados e perdidos e descarte de pilhas. Confira os detalhes de cada serviço oferecido.

Emissão de Carteira de Identidade

A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Os agendamentos para a emissão são feitos, exclusivamente, pelos telefones 3552-8527 e 3552-8545, de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30. A marcação é feita para confecção do documento no dia seguinte ao agendamento e obedece ao limite de 40 vagas por dia. Para a segunda ou demais vias da Identidade, é necessário o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e o contato prévio com o CAC, para consulta da disponibilidade do serviço.

Os documentos necessários para emissão são: comprovante de endereço atualizado; solteiros: Certidão de Nascimento original e legível; casados: Certidão de Casamento original e legível; separados, divorciados e desquitados: Certidão de Casamento com Averbação original e legível; duas fotos 3X4recentes; DAE (Documento de Arrecadação Estadual) pago no valor de 71,86 (setenta e um reais e oitenta e seis centavos), no caso da segunda ou demais vias da Carteira de Identidade.

Achados e Perdidos

Qualquer cidadão, emissora de rádio, órgãos públicos, entre outros, poderão encaminhar os documentos achados ao CAC. Para retirar os achados e perdidos, basta o titular apresentar o Boletim de Ocorrência ou um outro documento com foto (CNH, RG ou CTPS). É possível verificar se o documento perdido ou extraviado se encontra no CAC, consultando o site da Câmara.

Internet, xerox e impressões gratuitos

Inclusão digital, auxílio em pesquisas em geral e trabalhos escolares são os principais objetivos da Internet Popular. A iniciativa conta com computadores disponibilizados gratuitamente à população na sede do Legislativo ouro-pretano e instrutores capacitados para auxiliar e orientar os usuários. Cada pessoa pode utilizar os micros por, no máximo, 35 minutos. Mas o tempo pode ser estendido, caso não haja outras pessoas precisando usar o equipamento. Além disso, o CAC disponibiliza xerox e impressão gratuitos de até dez cópias, acima disso, é necessário trazer as folhas.

Orientações aos idosos

Garantir os direitos da população com mais de 60 anos é o objetivo do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) disponibilizado gratuitamente pela Câmara de Ouro Preto, por meio do CAC. Com ações que esclarecem e orientam os idosos do município, a iniciativa vem se consolidando como um importante instrumento na defesa dos direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso. O programa foi criado na cidade em 2004 por iniciativa do Poder Judiciário e possui parceria com a Câmara de Vereadores desde 2005. Por meio da atuação do programa, também foi possível conquistar a gratuidade no transporte coletivo municipal, distrital e o interdistrital (acima de 60 anos).

Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Ouro Preto

Deixar Um Comentário