Câmara de Mariana aprova moção de repúdio contra Fundação Renova

Medida visa dar conhecimento a poderes e sociedade civil sobre insatisfação quanto as ações da entidade.

Home » Câmara de Mariana aprova moção de repúdio contra Fundação Renova
Por João Paulo Silva Publicado em 21/05/2019, 18:06 - Atualizado em 04/07/2019, 23:24
Foto-Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana. Crédito- Ascom/CMM Siga no Google News

Foi aprovada, durante a 15ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, a Moção de Repúdio (Nº 03/2019) contra a Fundação Renova. O documento foi proposto pelo vereador Bruno Mol (MDB), sob a justificativa de defesa da população marianense, pelo descumprimento das obrigações ligadas à sua criação e por, depois de completos três anos e meio da tragédia do rompimento da barragem de Fundão, não ter concretizado ações reparatórias significativas. A votação ocorreu nominalmente e os doze vereadores presentes se posicionaram a favor do repúdio.

O proponente, Bruno Mol, destacou a importância da aprovação do documento, que será encaminhado à sociedade civil, Ministério Público das Fundações, ao Congresso Nacional, Governo Estadual, Governo Federal e à imprensa. “Esta moção deixa clara a insatisfação total com a Fundação Renova, que não cumpre seu papel de tomar atitudes de reparação e compensação reais. Mariana sofreu o maior crime ambiental da história, além das vidas perdidas. Não podemos isso tudo passar em branco como tem acontecido por parte da entidade”, ressaltou o edil.

Comunidade da Figueira

Durante a reunião, atendendo ao convite do vereador Juliano Duarte (Cidadania), participaram, através da Tribuna Livre, representantes da Comunidade da Figueira, entidade que atende pessoas com deficiências que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O vereador ressaltou a importância da divulgação da nova parceria entre a Comunidade e a Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig, para a doação voluntária a entidade, através de desconto na conta de luz. “É uma ação que vai transformar o dia a dia da Comunidade e a vida de muitos assistidos. Apoiamos essa iniciativa e sabemos que qualquer valor doado é determinante para a manutenção das atividades”, alertou o edil.

Solange Ribeiro dos Santos Reis, coordenadora da Comunidade da Figueira, agradeceu o convite. “Ficamos muito honrados em participar deste momento. Quanto maior o apoio e a divulgação das nossas ações e dessa parceria, mais poderemos fazer”, finalizou a voluntária.

Para doar é simples. O interessado deve procurar na Comunidade da Figueira a ficha de doador, preenchê-la, escolher o valor a ser doado (que será debitado diretamente na conta luz para repasse à instituição) e devolvê-la no local retirado. Informações podem ser obtidas pelo telefone 31.3557.2179.

Presídio

Durante a reunião, o vereador José Jarbas Ramos Filho, “Zezé de Nêgo” (PTB),  trouxe ao debate um tema que mobilizou os parlamentares. Segundo ele, existem discussões sobre a transferência da cadeia pública de Mariana do centro para outra localidade, ampliando a sua capacidade, tornando-se um presídio. Um dos locais no protocolo de intenções seria o distrito de Cachoeira do Brumado, o que foi rechaçado pelo edil. “Sabemos da importância de ampliação do sistema, mas a discussão deve ser ampliada. Não podemos permitir que um distrito com Cachoeira, com riqueza histórica e cultural seja impactado com a construção de um presídio, o que traria transtornos à segurança dos moradores e impactos sociais”, ponderou o vereador.

Departamento de Comunicação/Câmara Municipal de Mariana-MG

Deixar Um Comentário