22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Aplicativo criado para alertar sobre riscos geológicos é apresentado no Legislativo ouro-pretano

Apresentação foi feita pelo secretário municipal de Defesa Social, Antônio Ramos e pelo gerente da Superintendência de Tecnologia da Informação, Rafael Gomes.

Home » Aplicativo criado para alertar sobre riscos geológicos é apresentado no Legislativo ouro-pretano
Por João Paulo Silva Publicado em 15/10/2018, 19:30 - Atualizado em 02/07/2019, 01:08

Foto-Apresentação do aplicativo na 61ª Reunião Ordinária da CMOP
Crédito-Divulgação/CMOP

O secretário municipal de Defesa Social, Antônio Ramos, e o gerente da Superintendência Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Ouro Preto, Rafael Gomes, utilizaram a Tribuna Livre, na reunião ordinária dessa quinta-feira (11), para apresentarem o aplicativo (App) para dispositivos móveis desenvolvido para alertar a população ouro-pretana sobre possíveis riscos geológicos no município.

Uma das funções do App é otimizar os trabalhos da Defesa Civil por meio da tecnologia. “O aplicativo foi desenvolvido em conjunto pelas equipes da Superintendência de Tecnologia da Informação e da Defesa Civil. O objetivo é dar transparência às áreas de risco existentes na cidade e, ao mesmo tempo, servir como um alerta para a população saber se ela está dentro de uma área de risco ou não. Também funciona de forma interativa, trabalhando com leitura de chuva em tempo real. Outro objetivo do aplicativo é fazer com que ele se torne uma ferramenta colaborativa na qual a população pode auxiliar a Defesa Civil enviando alguma ocorrência ou evento geológico, como inundação, diretamente para a equipe do setor”, esclareceu Rafael Gomes.

A vereadora Regina Braga (PSDB), autora do requerimento nº 282/2018 que pedia informações sobre o App, parabenizou a iniciativa. “Esse aplicativo me chamou a atenção, pois a sua função é alertar sobre as áreas de riscos de Ouro Preto e os índices pluviométricos. Essa questão é muito delicada no município, pois já tivemos deslizamentos, acidentes, vítimas fatais… Há uma preocupação para quem mora nessas terras, e todos nós ficamos apreensivos quando chega o período de chuva. Esse aplicativo, então, se faz muito útil, por isso, achei necessário convidá-los para explicar de forma detalhada a criação e o uso do aplicativo”.

Ramos apontou que o App vem justamente auxiliar no processo de prevenção e informação sobre os riscos à população. O secretário também falou sobre a orientação para as pessoas que moram em áreas de riscos e os planos para o período chuvoso. Segundo ele, está sendo montado um plano de contingência – que agrega diversas secretarias, servidores públicos, a própria Defesa Civil e a iniciativa privada – para o caso de surgir alguma emergência no município.

O vereador Mercinho (MDB) destacou que “a Defesa Civil e a TI têm desempenhado um papel muito importante na nossa comunidade, que é a emissão de um alerta dos riscos geológicos, já que há várias áreas de riscos no município”. Para o vereador Vander Leitoa (PV), “analisando o aplicativo, percebemos que se trata de uma grande ferramenta que será utilizada pela Defesa Civil e pela população ouro-pretana. Esse recurso possibilitará a participação e o acompanhamento da comunidade junto ao órgão público”.

O aplicativo é gratuito e, para adquiri-lo, “basta a pessoa acessar a loja de aplicativos do celular (Playstore ou Google Play) e fazer a pesquisa pelo nome: Defesa Civil Ouro Preto. Vai aparecer o aplicativo, você dá um clique e instala”, explica o gerente de TI. Por enquanto, está disponível apenas para o sistema Android, mas está em desenvolvimento a versão IOS.

Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Ouro Preto

Deixar Um Comentário