Veja como foi a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência neste domingo (21/04) em Ouro Preto-MG

Solenidade foi realizada em dois momentos distintos: deposição de coroa de flores no monumento a Tiradentes, no centro histórico, e entrega da Medalha da Inconfidência a 125 agraciados, militares e magistrados, em sua grande maioria, com a honraria máxima do estado.

Home » Veja como foi a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência neste domingo (21/04) em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 22/04/2019, 09:34 - Atualizado em 04/07/2019, 23:07

Foto-Salva de 21 tiros homenageou o grande mártir da Inconfidência Mineira na Praça Tiradentes.
Crédito-João Paulo Teluca Silva/Jornal Voz Ativa

Seguindo os moldes da cerimônia do ano passado, a entrega da Medalha da Inconfidência, mais alta comenda do Estado de Minas Gerais, aconteceu neste domingo (21), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A honraria é concedida anualmente, no Dia de Tiradentes. São agraciadas personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.

Por volta das 10h, na Praça Tiradentes, o governador passou pela ala dos dragões. Em seguida, depositou flores no monumento ao mártir, sob a salva de 21 tiros. Na sequência, Romeu Zema seguiu para o Centro de Artes e Convenções, onde houve a entrega da Medalha da Inconfidência.

Praça Tiradentes sem palanques

Este ano, a solenidade coincidiu com a Procissão da Ressurreição, secular ato solene ouro-pretano que integra os festejos da Semana Santa na cidade histórica. Portanto, não houve montagem de palanques na Praça Tiradentes. A deposição da coroa de flores na estátua do Mártir da Inconfidência Mineira aconteceu após a passagem da procissão. Semelhante aos anos anteriores, moradores e comerciantes tiveram que realizar um cadastro online junto ao Governo Estadual. O credenciamento era necessário para que a população pudesse ter acesso à “zona de segurança”. Apesar disso, muitas pessoas não puderam se aproximar da praça Tiradentes e acompanharam de longe a solenidade.

Agraciados

Os nomes dos agraciados e agraciadas com a comenda na edição 2019 foram divulgados na última quinta-feira (18), por meio do Diário Oficial do Estado (Clique aqui e veja a lista).  Neste ano, o governador Romeu Zema (Novo) resolveu homenagear Jair Messias Bolsonaro, presidente da República, com o Grande Colar.

Em vídeo postado em rede social, na última quarta-feira (17), o presidente agradeceu a homenagem e afirmou que “compromissos familiares o impediriam de visitar Ouro Preto”. O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC) também foi homenageado por Zema, esse, por sua vez, com a grande medalha da Inconfidência.

O Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, foram agraciados com a Grande Medalha pelas atuações em resgate e salvamento após o rompimento da barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro, em Brumadinho. O número de mortos atingidos pela barragem da Vale chega a 231.

Heley de Abreu Silva Batista também recebeu (in memorian) a Medalha de Honra. A professora morreu depois de ajudar a salvar crianças no ataque à creche Gente Inocente, em Janaúba, Norte de Minas, em outubro de 2017. Polícia Militar e Civil também foram homenageadas. Constam na lista de agraciados, diversos militares e profissionais da sociedade civil.

Com a palavra, as autoridades

O governador do estado, Romeu Zema, dispensou formalidades e fez um discurso breve, não citando o nome das autoridades presentes. “Nesse 21 de Abril, data em que comemoramos Tiradentes, quero, enquanto governador, ressaltar a minha alegria e honra de poder fazer parte deste momento histórico. Estou muito feliz em poder fazer esta justa e merecida homenagem aos heróis mineiros do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil, da Polícia Militar e Civil que doaram suas vidas para salvar outras. Parabéns, vocês são nosso orgulho”.

O vice-governador do Estado, Paulo Brant, se referiu ao 21 de Abril como uma data capaz de iluminar e inspirar não somente mineiros, mas toda a população do país. “O Dia de Tiradentes evoca o que temos de melhor: o nosso amor pela liberdade. O segundo nome de Minas é a Liberdade, já dizia Tancredo Neves. Meu irmão Fernando Brant dizia que Minas Gerais nunca deixaria de ser o altar de homens livres. A data evoca também outro sentimento mineiro, o amor ao progresso e ao novo. A despeito de sermos um povo com uma cultura conservadora, no bom sentido do termo, o mineiro também ama o novo. Apesar disso, o estado está cabisbaixo e por isso devemos dizer: Levanta Minas, o Brasil precisa de ti”. Brant também parafraseou o poeta Carlos Drummond de Andrade que disse em um de seus poemas: “Espírito de Minas, me visita e sobre a confusão deste momento, lança teu raio claro ordenador”.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, destacou a distinta e grande homenagem, caracterizada pela Medalha da Inconfidência, ressaltou a dívida do estado e falou de austeridade nos gastos públicos. “Ouro Preto se orgulha das comemorações ao feriado nacional do 21 de Abril. A Inconfidência Mineira reflete o momento de obstinação do povo brasileiro em lutar pela independência de nossa Nação. Reafirmamos a fé em Minas Gerais e a esperança no Brasil.

“Sabemos da dificuldade financeira herdade pelo nosso estado. Isso me faz lembrar das dívidas herdadas pelo município com a gestão anterior, há dois anos, corresponde a dois meses de nossa arrecadação. Já pagamos metade dessa dívida, mas tivemos que cortar na carne, reduzir despesas e aperfeiçoar nossos controles internos, além de implantar uma rigorosa austeridade nos gastos públicos, sob os olhares, às vezes, incompreendidos de alguns servidores e munícipes, acostumados com descontroles, desperdícios e privilégios. Já sentimos sinais de recuperação financeira no estado e este é o caminho que também estamos buscando na nossa cidade”.

O chefe do executivo municipal também fez menção a sua mãe, Ana Pimenta, 83 anos, “que acompanha a cerimônia desde o seu início, com a gestão do ex-presidente Juscelino Kubitschek”.

Instituída em 1952, durante o governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, as personalidades e instituição são escolhidas por um conselho composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo do estado e de Ouro Preto. De acordo com a Constituição do Estado, o governador decreta a transferência simbólica da capita de Minas Gerais para Ouro Preto, capital mineira de 1823 a 1897.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las e veja mais fotos da solenidade, todas de autoria do repórter João Paulo Teluca Silva.

 

Deixar Um Comentário