Vacinação é coisa séria! Por isso, algumas vacinas são essenciais já nos primeiros dias de vida, como no caso da BCG, que, na última segunda-feira (20), voltou a ser ofertada no Hospital Monsenhor Horta.
Outra vacina muito importante, e que está disponível nas unidades de saúde do município é a da febre-amarela. Por isso, a Prefeitura de Mariana, por meio do Departamento de Imunização da Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação como medida essencial para resguardar a saúde dos seus habitantes.
A BCG atua na prevenção da tuberculose e deve ser administrada ainda na maternidade, logo após o nascimento. Já a primeira dose da vacina contra a febre amarela é aplicada aos nove meses de vida da criança, com uma dose de reforço aos quatro anos de idade. Para pessoas de 5 a 59 anos que não foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação, é indicada a aplicação de uma dose. Quem recebeu apenas uma dose antes dos cinco anos também deve tomar uma dose de reforço. Após a aplicação, a imunidade é desenvolvida entre 10 e 30 dias.
A vacina contra a febre-amarela não deve ser administrada em:
- Lactantes;
- Crianças menores de nove meses;
- Pessoas alérgicas a ovo;
- Pacientes em tratamento de quimio ou radioterapia;
- Portadores de doenças autoimunes;
- Pessoas em tratamento com imunossupressores;
- Portadores de HIV com contagem de células CD4 menor que 350.
A Central de Vacinação funciona de segunda a sexta-feira de 8hs às 15h30 na rua Santa Cruz, 368, no Barro Preto. Não se esqueça de levar o cartão de vacinação.
Deixar Um Comentário