URCCA: Conheça a força e história da única Escola de Samba de distrito do município de Ouro Preto

Conheça a trajetória da escola que há mais de uma década leva o samba de Cachoeira do Campo para Ouro Preto

Home » URCCA: Conheça a força e história da única Escola de Samba de distrito do município de Ouro Preto
Por Vívian Chagas - Asscom PMOP. Publicado em 25/02/2025, 17:06 - Atualizado em 25/02/2025, 17:06
Foto — Reprodução. Crédito — Ane Souz. Siga no Google News

A União Recreativa de Cachoeira do Campo (URCCA) é a única escola de samba de distrito do município de Ouro Preto, e desde sua fundação em 2014, vem conquistando seu espaço como símbolo de resistência cultural e união comunitária.

A ideia de fundar a URCCA surgiu entre os foliões apaixonados pelo carnaval local durante o desfile do Bloco da Madrugada de 2014, que já animava os carnavais de Cachoeira do Campo desde 1992. Unindo músicos, artistas e moradores, a URCCA nasceu com o compromisso de levar a tradição do samba de Cachoeira do Campo para a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e dar continuidade à herança musical que vem desde o século XIX com as bandas históricas da localidade.

Dois carnavais e uma Escola de Samba

Desde o início, a agremiação teve que lidar com o grande desafio de desfilar em dois lugares no mesmo carnaval. No domingo, a escola de samba desfilava pelas ruas de Cachoeira do Campo. Mas, no dia seguinte, era hora de embarcar para o centro histórico de Ouro Preto, onde, na segunda-feira, se apresentava na Praça Tiradentes.

Essa "dupla presença" exigia esforço coletivo e a colaboração da comunidade, que se uniu para tornar o sonho possível. A doação de instrumentos pela extinta Escola de Samba Unidos de Cachoeira do Campo foi um exemplo da solidariedade fundamental para a construção da primeira bateria da URCCA. A união de todos fez com que a escola não só cumprisse a missão de desfilar em dois lugares, mas também se consolidasse como um verdadeiro símbolo de resistência cultural e carnavalesca.

Adversidades e resistência

Como todas as escolas de samba, a URCCA enfrentou momentos difíceis, como a interrupção das atividades durante a pandemia de COVID-19, o que fez a escola perder parte de sua estrutura e afastar alguns membros. No entanto, mesmo com essas dificuldades, a paixão pelo samba e pela cultura local nunca desapareceu. A agremiação se reorganizou, com a nova diretoria trazendo um renovado espírito para a escola e garantindo sua retomada.

“Nossa escola vivenciou um período muito difícil durante a pandemia da COVID-19, mas graças à união do grupo e o compromisso em manter vivo esse ideal de elevar o nome e a rica cultura musical do 'Nosso Querido Distrito', conseguimos superar as dificuldades", afirma Marcílio Luiz Bretas, vice-presidente da URCCA.

“A Fênix, que aparece no brasão da escola, simboliza exatamente essa resistência. A União Recreativa de Cachoeira do Campo renasceu das dificuldades e continua firme em seu propósito de promover a cultura de Cachoeira do Campo”, completa.

Participação e impacto na comunidade

A comunidade de Cachoeira do Campo tem se somado de maneira significativa à URCCA nesses 10 anos. "Há uma grande participação das famílias para que os jovens se juntem à bateria da escola, assim como também na confecção das fantasias, o que resulta em um engajamento bastante satisfatório nesse trabalho social junto à comunidade", afirma o vice-presidente. Esse engajamento reflete no desenvolvimento de habilidades importantes, como o trabalho em grupo, e também no fortalecimento da educação e valores entre os participantes.

Marcílio Luiz Bretas também ressalta: "A URCCA nasceu para elevar o nome e a rica cultura musical do nosso querido distrito. E é graças à união da nossa comunidade que conseguimos superar desafios e continuar a levar a alegria e a tradição do samba para todos."

Hoje, a agremiação segue investindo em seu crescimento, com iniciativas de formação de novos ritmistas e novos projetos culturais, ampliando a presença e a influência da escola em toda a região. Sua jornada não é apenas de preservação da cultura local, mas também de fortalecimento de uma comunidade unida pelo amor à música e ao carnaval.

Deixar Um Comentário