Transfobia: vereadora mais votada da história de BH é ameaçada de morte

Duda Salabert, que também é professora de Literatura há mais de 20 anos, afirmou que não vão conseguir silenciar sua luta por justiça social e que não se sentirá intimidada.

Home » Transfobia: vereadora mais votada da história de BH é ameaçada de morte
Por João Paulo Silva Publicado em 04/12/2020, 14:04 - Atualizado em 04/12/2020, 19:31
Foto – Reprodução. Crédito – Twitter Duda Salabert. Siga no Google News

Duda Salabert, a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte, com 37.600 votos, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (04/12), para denunciar que vem sofrendo ameaças de morte. A primeira transexual eleita para a Câmara Municipal da capital mineira, divulgou que tem convivido com as ameaças desde que venceu o último pleito, em novembro de 2020.

A futura parlamentar contou também que recebeu em seu e-mail a mensagem de um homem dizendo que vai comprar duas pistolas e se vingar da vereadora.  As palavras de ódio também são estendidas a mulheres e negros.

“Estou sofrendo ameaças de morte. Ontem recebi esse e-mail. E pior: o grupo odioso enviou esse mesmo e-mail para a escola em que trabalho, para os donos e para a direção da escola. É uma estratégia não só para me intimidar, como também para forçar que a escola me demita”.

A reprodução de um texto divulgado na rede social de Duda Salabert mostra a ameaça de um atentado terrorista no colégio onde ela trabalha:

Foto - Reprodução. Crédito - Twitter Duda Salabert.

De acordo com Duda, mensagens com esse teor estão sendo enviadas não só para ela, mas também para a direção da escola onde trabalha, na grande BH. Para a vereadora que assume o seu mandato em 2021, trata-se de uma estratégia para intimidá-la e forçar a instituição de ensino onde ela trabalha a demiti-la.

Duda escreveu também que esses ataques estão vindo de um grupo neonazista que atua no Brasil. Por meio de uma pesquisa na internet, ela afirmou que conseguiu identificar a pessoa que assina o e-mail e disse que vai denunciar o caso à polícia. “Não vão silenciar minha luta por justiça social. Não vão me intimidar. Serão todos presos”, devolveu.

A trajetória de Duda Salabert é marcada pela luta aos direitos das travestis e transexuais de Belo Horizonte. Crédito - Reprodução/Instagram.

Duda Salabert é professora de literatura há 20 anos. Dedicou sua atuação pedagógica na educação popular e na rede privada de ensino. Na esfera da educação popular, idealizou e coordena em Belo Horizonte a Transvest -projeto educacional que oferece há 5 anos cursos gratuitos de pré -vestibular e de Educação para jovens e adultos para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade.

Por meio deste projeto, criou em 2016 a primeira casa de acolhimento de pessoas trans em situação de rua do Estado de Minas Gerais. Já na rede privada, lecionou em várias escolas da capital, entre elas o colégio em que trabalha há 12 anos.

Deixar Um Comentário