O prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga participaram nesta terça-feira (12) da assinatura da ordem de serviço que viabiliza a restauração da Estação Ferroviária de Chrockatt de Sá, subdistrito de Ouro Preto. O nome é uma homenagem ao engenheiro e ex-diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura e contou também com a participação da secretária adjunta de Cultura, Margareth Monteiro, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Vecchia Guerra, de representantes da empreiteira AGD e da equipe da plataforma de projetos Semente, do Ministério Público de Minas Gerais. Os recursos para a realização da revitalização da estação são provenientes de uma medida compensatória ambiental, intermediada pelo Ministério Público através da Plataforma Semente.
Durante o evento, a arquiteta responsável pela reforma, Eduarda Assis, apresentou o projeto e compartilhou a experiência de colaboração da comunidade na criação do plano de obras, que será realizado pela Construtora AGD LTDA. “É uma grande satisfação ver um projeto concretizar. Nem sempre os projetos são executados, mas quando acontece, realizamos um sonho, que foi compartilhado por um líder comunitário, sua família e toda a comunidade que almejava a conquista deste espaço", comentou a arquiteta.
O projeto de restauração é liderado por Sidney Pedrosa, um morador do subdistrito que, durante a pandemia, ao retornar à sua terra, ficou ainda mais cativado pela estação, notando especialmente sua arquitetura em estilo Art Déco e Art Nouveau. Sidney começou a estudar arquitetura patrimonial e histórica e se informou sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Seu sonho angariou o apoio de mais pessoas e ganhou maior visibilidade.
“Por me encantar tanto com esta estação, elaborei um termo de referência com a colaboração da arquiteta Maria Cristina Cairo, diretora da sub-regional do IPHAN em Ouro Preto. Enviei para empresas, incluindo a MRS, que demonstrou sensibilidade à causa. Assim, o projeto nasceu”, comentou Sidney.
Emoção também apresentou a vice-prefeita Regina Braga, que é da região de Miguel Burnier. Regina agradeceu ao Sidney, à comunidade e ao Ministério Público pelo comprometimento. “O vilarejo, que é lindo, vai ficar maravilhoso, parabéns pela realização desse sonho que também é nosso. Depois da restauração, aqui vai bombar. O turismo vai gerar renda e emprego e, finalmente, a gente agora está sendo retribuído.”, manifestou a vice-prefeita.
O prefeito Angelo Oswaldo disse que a restauração da estação não representa só um marco na história ferroviária de Minas Gerais, mas também projeta um futuro promissor para Ouro Preto, diversificando a economia no distrito que, historicamente, dependeu fortemente da mineração. Angelo comentou também que o distrito de Miguel Burnier está em ascensão, situado próximo à região do Mota, que se conecta a Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. “Chrockatt de Sá possui um rico patrimônio natural e cultural, incluindo a Vila Ema, uma antiga fazenda, e a estação, elementos que tornam essa região um potencial centro turístico e de lazer. Podemos ter ali a instalação de um hotel-fazenda e diversos outros atrativos, inclusive, com a possibilidade de reativar a linha férrea que conectaria Miguel Burnier a Ouro Preto”, disse o prefeito.
A reforma
O projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira, contempla o restauro do prédio da estação que terá início neste mês de setembro, com previsão de entrega de sete meses. A segunda etapa, ainda maior, prevê a extensão da área, com instalação de uma concha acústica, uma praça de eventos, estacionamento, área de lazer, bicicletário, bebedouros e banheiros, além de um museu da Maria-fumaça. A terceira etapa da reforma será o projeto de paisagismo, placas informativas e outros dispositivos.
Estação e Chrockatt de Sá
A estação foi construída na Estrada de Ferro Dom Pedro II no ano de 1897, final do século XIX, ocupa um espaço de 52 m² e está localizada entre Miguel Burnier e Lobo Leite. Chrockatt de Sá fica a 50 km da sede de Ouro Preto, abriga uma pequena comunidade de 20 habitantes, porém, desponta como um dos distritos de maior expansão. Hoje o subdistrito é muito visitado por trilheiros e aventureiros com suas bikes. Para chegar ao subdistrito, a principal via para quem vai carro é a MG-129. Chrockatt também fica próximo a 30 km de Congonhas, 27 km de Ouro Branco e a 50 km Conselheiro Lafaiete.
Deixar Um Comentário