Uma iniciativa do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Ouro Preto - ICHS/UFOP, a Tertúlia Literária Marianense organiza, no formato de clube de leitura, uma programação anual sobre um tema específico que é discutido em encontros mensais, com a participação dos leitores e convidados.
Professora do curso de Letras e Pedagogia da UFOP, Ivanete Soares explica que a edição de 2024 vai abordar “O Envelhecer na Literatura”, colocando na roda de conversas seis obras literárias que retratam as reflexões, as complicações, os prazeres e as saudades que a velhice pode trazer.
Ao longo do ano, serão lidas as obras Leite Derramado, de Chico Buarque; O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; Velhos, de Alê Motta; Carta a D.: História de um amor, de André Gorz; A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe e Quarenta dias, de autoria de Maria Valéria de Rezende, romance que abrirá a temporada.
A Tertúlia Literária pretende divulgar em suas redes sociais (@tert__ulia) a programação do ano, incluindo a seleção de obras, listas de músicas relacionadas à temática disponível na plataforma do Spotify, bem como as datas e horários dos encontros.
Os leitores interessados preenchem um formulário de inscrição e, ao final de cada edição, recebem um certificado de participação. Além disso, foi criado um grupo de WhatsApp para fomentar a integração entre os envolvidos. Para participar é só enviar uma mensagem para o número (31) 9 9676 1063, que você será adicionado ao grupo da Tertúlia de Mariana.
O projeto de sucesso que já conta com dezenas de leitores começou no segundo semestre de 2023 e teve como temática inaugural “Mineiridades”, promovendo a leitura de obras de escritores mineiros, como os poemas de Adélia Prado, contos de Guimarães Rosa e causos da escritora Ângela Xavier, ouro-pretana de coração.
Ângela participou do último encontro do grupo, onde contou os causos de fantasmas e assombrações ocorridos nos becos e ladeiras de Ouro Preto, falou de seu processo de criação artística e relançou seu livro Tesouros, fantasmas e lendas de Ouro Preto, encantando os mais de 30 leitores participantes.
Joana Ferri, estudante do quinto período de Pedagogia na UFOP avaliou positivamente a iniciativa e falou sobre sua experiência ao participar do encontro:
“No ano passado, participei do evento “Tertúlia Literária”, que aconteceu em Mariana, na Biblioteca Municipal, com a convidada Ângela Leite Xavier. Para mim, foi uma noite muito emocionante e especial, onde tive o privilégio de ouvir não só sobre seus livros, mas também sobre sua trajetória de vida.
Me senti muito acolhida e inspirada neste evento, que dá a oportunidade de aproximação do leitor com escritores e que possibilita uma maior imersão neste incrível universo da literatura.”
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]
Deixar Um Comentário