Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira, 25 de abril, para solicitar a isenção da taxa de inscrição e justificar eventuais ausências na edição anterior, realizada em 2024. As solicitações devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.
Caso o candidato tenha esquecido a senha de acesso, é possível recuperá-la seguindo as instruções fornecidas na plataforma. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceram critérios para a concessão da gratuidade, que incluem:
Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;
Estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas;
Pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Para aqueles que não compareceram aos dois dias de provas no Enem 2024, será necessário apresentar uma justificativa de ausência caso desejem solicitar a isenção na edição de 2025.
O resultado das solicitações estará disponível no dia 12 de maio. Quem tiver o pedido recusado poderá recorrer entre os dias 12 e 16 de maio. O desfecho dos recursos será divulgado no dia 22 de maio.
Vale destacar que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência não garante a inscrição automática no exame, que deverá ser realizada separadamente na Página do Participante.
Cronograma:
Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: de 14 a 25 de abril;
Resultado das solicitações: 12 de maio;
Período para recursos: de 12 a 16 de maio;
Resultado dos recursos: 22 de maio.
Com mais de duas décadas de história, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), o exame é amplamente utilizado por instituições públicas e privadas de ensino. Seus resultados também servem de critério para a obtenção de financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Deixar Um Comentário