Semana de Arte Aldravista acontece de 17 a 19 de outubro em Mariana-MG

Essa é a oitava edição do evento que conta com vasta programação literária e cultural

Home » Semana de Arte Aldravista acontece de 17 a 19 de outubro em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 14/10/2019, 10:43 - Atualizado em 14/10/2019, 10:43
Foto-Arte reprodução/Crédito-VIII Semana de Arte Aldravista. Siga no Google News

Os poetas aldravistas de Mariana trazem para a cidade 40 escritores para participarem da 8ª Semana de Arte Aldravista com vasta programação literária e cultural nos dias 17, 18 e 19 de outubro. Segundo a organizadora e diretora de projetos da ALDRAVA LETRAS E ARTES, Andreia Donadon Leal, "este é um evento de extrema relevância para a cidade de Mariana, pois é mais um marco na pujança da nova forma de poesia: a aldravia.
72 autores participam do Livro 7 das aldravias, cujas temáticas são: amor, erotismo e humor".

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/10:
Tertúlia na Casa da Arte Aldravista.
Aldravias, queijos e vinhos.
18:00 horas
CASA DA ARTE ALDRAVISTA.

Dia 18/10: 18 horas - Homenagem da Academia Brasileira de Médicos Escritores.
Comunicação: A aldravia no Ensino da Álgebra. Professor Weliton Leão
Lançamento do Livro 7 das Aldravias: Erit sicut Dii (Serei como Deuses). Declamação.
Entrega dosTroféus aos vencedores do Concurso Internacional de Aldravias.
Premiações às educadoras Luíza Domingos, Maria Raquel, E.M. Coronel José Brás e Secretaria Municipal de Educação de São João Nepomuceno: Destaques de Minas 2019.

Lançamento do Livro: Aldraviando das escritoras cariocas, Doutora Juçara Valverde e Angela Guerra.
Café colonial (apoio Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mariana)
LOCAL: Auditório do ICHS/UFOP.
REUNIÃO ABERTA À COMUNIDADE.

Dia 19/10
16:30: Reunião da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil de Mariana.
Abertura da Exposição de Ex-AldraviLIBRIS.
Premiação dos melhores trabalhos de Ex-AldraviLIBRIS. Academia Portuguesa de Ex-Libris e ALACIB-MARIANA.
18:00: Palestra com o Psicanalista, Doutor René Dentz: Bem-vindos ao Século XXI.
Posse do Neurocirurgião, Doutor Luiz Roberto e da Escritora, Denise Izaguirre na ALACIB-MARIANA.
Apresentações das ABRAAIS de Mariana, Ipatinga, Santa Bárbara e Blumenau.
Lançamento do Livro de aldravias dos acadêmicos de Ipatinga
LOCAL: Auditório do ICSA/UFOP.
REUNIÃO ABERTA À COMUNIDADE.

Haverá diversos locais de Exposição de aldravias: Casa de Cultura de Mariana, ICSA/UFOP, Restaurante Lua Cheia e nas Árvores do Jardim de Mariana (apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mariana)

O Livro VII das Aldravias - Apresentação

Eritis sicut dii (Sereis como deuses). Estas palavras que a Serpente dirigiu a Eva, no Paraíso, a fim de induzi-la a comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal.- (Gên. III,5) bem servem para intitular este Livro VII das Aldravias, de temática provocativa: amor, humor e erotismo. O amor sustenta e estabiliza as relações humanas, sendo fundamento da significação da alegria ou da felicidade. O amor, portanto, é aquela relação que traz felicidade, que alegra e tranquiliza. Essa alegria derivada do amor não se confunde com a descontração provocada pelo humor.

Foto-O Livro das Aldravias. Crédito-Divulgação.

Enquanto o amor alegra, o humor distensiona as relações, a partir de jogos que desafiam lógicas e estabilidades conceituais. Ambos, amor e humor, situam-se na construção discursiva de sedução, em que a crença se basta no estabelecimento do sentido positivo da proposição, do qual não se duvida. O discurso da sedução se faz por estratégias de construção de desejos, aos quais denominamos de erotismo. Assim como o amor e o humor se inscrevem no universo das insinuações, o erotismo também se faz nessa órbita. A sutileza das significações pressupõe a existência de relações de intimidade. Quanto mais se conhecem os parceiros da comunicação, mais se consolidam regras específicas nessa comunicação, de sinais que só eles conhecem, de olhares, de gestos. O erotismo aí se localiza, no terreno das sutilezas, da docilidade nas enunciações.

Não cabe nesse terreno o grotesco – nem no amor, nem no humor nem no erotismo. Sem que direcionássemos os poetas participantes deste Livro VII a qualquer posicionamento discursivo sobre os temas, todos se encontraram no campo da sutileza. Cada poeta à sua maneira, cada um com seu posicionamento político e ideológico, cada um com suas convicções, todos, nas suas multiplicidades buscaram formas sutis de tocar nesses temas delicados, pois carregado de divinização, o amor; carregados de preconceitos o erotismo e o humor.

Parabéns aos poetas participantes, pois enriqueceram o pensamento nacional, enriqueceram a poesia, enriqueceram a reflexão sobre temas tão relevantes, especialmente nesses tempos de tentativas explícitas de supressão à liberdade de expressão. Com esse conjunto de alta qualidade estética, cumprimos a missão de apresentar à sociedade leitora mais um volume representativo da poesia contemporânea, polifônica, minimalista na forma e maximizador de conteúdos. (Andreia Donadon Leal, Mestre em Literatura pela UFV - cultura, literatura e sociedade)

Escritores Aldravistas: Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rola, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal e José Luiz Foureaux de Souza Júnior

Participação de escolas nas exposições e eventos: Colégio Flecha, Escola Estadual Dom Silvério, Escola Municipal Coronel José Brás (São João Nepomuceno), Escola Estadual de Ipatinga, Escola Técnica do Vale do Itajaí (Blumenau), Colégio Objetivo Penha (São Paulo), Escola Estadual Gomes Freire, Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos (Santa Bárbara)

Participação especial da Secretaria Municipal de Educação de São João Nepomuceno.

Foto-Convite. Crédito-Reprodução.

Deixar Um Comentário