Secretário de Turismo esclarece informações equivocadas sobre risco de Ouro Preto-MG ser atingida por barragem da Vale e situação da BR 356
A poucos dias do Carnaval, que este ano traz como tema “Damas do Samba”, Felipe Vechia afirmou que “os preparativos para a folia estão a todo vapor”.
Foto- O secretário Felipe Vechia em entrevista ao Jornal Voz Ativa
Crédito-Tino Ansaloni
O Carnaval “Damas do Samba” tem o patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura e Skol.
O Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Vechia, concedeu entrevista, ao vivo, pela fanpage do Jornal Voz Ativa, na tarde desta sexta-feira (22), com a intenção de esclarecer a população sobre notícias equivocadas a respeito da barragem Mina Fábrica, localizada a 40 km da cidade histórica, mais precisamente no distrito de Miguel Burnier, além da interrupção de trânsito na BR 356, que foi liberada na manhã de hoje (22).
Assista entrevista feita ao vivo pela nossa fanpage aqui
Com os festejos do Carnaval 2019 batendo à porta e com extensa programação cultural preparada pela Pulsarbrasil, via Lei de Incentivo e Prefeitura Municipal, a população temia que a medida preventiva anunciada pela Vale na última quarta-feira (20) pudesse atrapalhar a folia.
Desinformação
O secretário criticou alguns veículos de comunicação tanto regionais quanto nacionais e, embora não tenha citado nenhum em específico, ressaltou a importância de um jornalismo comprometido com a boa apuração dos fatos e não com a desinformação e a caça de cliques. Alguns destes veículos chegaram a afirmar que uma enxurrada de lama chegaria ao centro histórico de Ouro Preto e também à vizinha Mariana.
“Infelizmente, algumas mídias não comprometidas com a verdade disseminaram uma grande quantidade de informações errôneas e indevidamente apuradas sobre a medida preventiva da mineradora Vale, que aconteceu na quarta-feira”.
Medida preventiva
Em Ouro Preto, a medida preventiva da Vale consistiu na remoção de 15 residentes permanentes da área rural da cidade, a aproximadamente 15 quilômetros da localidade de Miguel Burnier, que fica distante 40 km da sede da cidade. Em nota, a mineradora ressaltou se tratar de uma medida preventiva para viabilizar a aceleração dos projetos, para que a empresa obtenha as autorizações para dar início às atividades de descomissionamento”.
Sobre o Carnaval Patrimônio de Ouro Preto, que este ano tem como tema “As Damas do Samba”, Felipe Vechia afirmou que os preparativos estão a todo vapor. “O carnaval foi preparado com um carinho muito grande, com pouquíssimo uso dos recursos públicos, totalmente apoiado pelo principal mecanismo de fomento à cultura do Brasil, ” disse se referindo à Lei Rounat.
O secretário Felipe Vechia, que também é presidente do Circuito do Ouro, região turística que agrupa 15 municípios, entre eles Ouro Preto, afirmou que a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal da cidade procurou algumas mídias a fim de esclarecer, entre outras coisas, que a cidade não está em rota de lama. “Está tudo tranquilo na Cidade Patrimônio da Humanidade, assim como em Congonhas, Mariana e Itabirito”.
Não há risco
De acordo com o secretário de Defesa Social de Ouro Preto, Antônio Ramos, o alerta da Vale na última quarta-feira foi destinado a uma pequena parte da zona rural. “Não há risco, em hipótese alguma, da mancha vir no sentido de Ouro Preto”.
Felipe Vechia, por sua vez, mandou uma mensagem com o objetivo de tranquilizar aqueles que pretendem brincar o carnaval na cidade. “Os turistas que pretendem passar o Carnaval em Ouro Preto não precisam se preocupar, pois não há risco de atingir a zona urbana dos distritos e o Centro Histórico em caso de rompimento das barragens Forquilhas e Grupo”.
BR 356
A BR 356, que era outra preocupação, mediante a proximidade do carnaval, foi liberada para o tráfego de veículos no sistema ‘Siga x Pare’, portanto, os turistas com destino a Ouro Preto, para a folia não terão mais problemas para chegar ao destino.
Atividades no fim de semana
Neste sábado (23), os atletas da Ginástica de Trampolim e do Judô de Ouro da Fundação Aleijadinho, participarão das gravações do Globo Esporte na Praça Tiradentes. Ainda no sábado e domingo, há programação do pré-carnaval com o Corso Carnavalesco, lembrando os velhos tempos quando carros antigos eram enfeitados e saiam em desfile pela cidade, além de outras atrações.
Este jornal é demais! Transmiti confiança e respeito ao cidadão. Meus parabéns a todos envolvidos.