Saúde amplia vacinação contra catapora em Ouro Preto

Ampliação segue as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Home » Saúde amplia vacinação contra catapora em Ouro Preto
Por João Paulo Silva Publicado em 24/01/2023, 14:03 - Atualizado em 24/01/2023, 14:04
Público para a vacina contra a Catapora é ampliado em Ouro Preto. Foto – Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta terça-feira (24) que ampliou a vacina contra a catapora para crianças e adolescentes não vacinados (com até 14 anos), e trabalhadores da saúde que ainda não foram imunizados contra a doença.

A ampliação da vacinação segue as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e acontece enquanto durar os estoques da vacina no Município.

Vacinação seletiva - trabalhadores da Saúde

Não vacinados contra varicela
Sem limite de idade

Vacinação seletiva - 7 a 14 anos

Não vacinados contra a varicela ou com somente 1 dose da vacina.

Convocados

Os grupos convocados podem ser vacinados em qualquer UBS da sede e dos distritos, de acordo com o horário de funcionamento dos postos de saúde.

Catapora (Varicela)

Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira).

Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante. A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. (Com informações do Ministério da Saúde)

Deixar Um Comentário